Apoio/ Avarias Online

Discussão em 'Técnica Automóvel' iniciada por Zec@s_MTR, 4 Maio 2007.

1. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Malta, este tópico serve para exporem todas as vossas dúvidas/problemas nos vossos automóveis.

Aquele barulho aqui, aquele problema ali. Se acham que o mecânico/concessionário vos "roubou" exponham aqui.
    Serve também para dúvidas gerais.

Eu dentro do que poder ajudar estarei disponível assim como a opinião dos users entendidos na matéria.

1 abraço e venham de lá essas dúvidas, disponham. :thumbsup:
  2. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Ajuda Megane Break

Pois é, já tenho a minha carrinha faz hoje uma semana na oficina e ainda não conseguiram dar com ela, o que se passa é o seguinte, quando o limpa vidros está em automático, e o carro ficar de frente para o sol quando o ligo, o limpa vidros liga tb sempre uma vez, às vezes muito raramente passa-se e fica fixo, só desligando no manipulo ou desligando e ligando o carro é que para.
    Já substituiram o sensor de chuva, o maniplo e até a UCH (dizem eles) e continua na mesma, o sensor de chuva já vi substituirem à minha frente.
    O que vale é que emprestaram carro, senão tinha de me chatear a sério com isto.

Outra coisa está na altura de voltar a meter pneus no Clio aquilo é 185/55/15, mas eu tenho 195/50/15 (muito mais barato), pessoalmente preferia voltar à medida anterior de origem, sitio onde se arranje uns pneus bons para durarem, tava a pensar Michelin (porque foi a medida que meti os 195 e gostei) e barato, ou seja 185/55/15 82v Pilot Primacy baratos, ou então outra coisa estou aberto a sugestões.
  3. TheThunder

TheThunder Membro PCDIGA

Registo:
    20 Abril 2006
    Likes Recebidos:
    2
    Quanto à parte do sensor nao sei :scared: espero que isso se resolva.

Agora pneus vai para os Michelin sem duvida. (falo por experiencia)

cumps,
    TheThunder
  4. Black Phoenix

Black Phoenix Membro PCDIGA

Registo:
    25 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Portugal
    Experimenta uns GoodYear GT2. Eu tenho esses no meu Clio de trabalho, medidas 175/65/R14 82T e até agora nada maus, então em chuva ou pisos escorregadios estes pneus portam-se bem. So não ponhas e Bridgestone Duravis. Eu tive na Kangoo uns (175/60/R14) e com chuva eram uma bosta autentica. Mesmo carregada não eram assim grande coisa.

EDIT: No site dizem que eram excelentes para condições de chuva, mas acontece que uma vez tive de me mandar de proposito para cima de um passeio para parar o carro pois tava a aproximar-me seriamente da traseira de um Leon e como a Kangoo ESP nao tinha, so ABS, de nada servia. O passeio era alto, o porradão foi o suficiente para desalinhar a roda esquerda, mas parei o carro. Com o clio aconteceu-me uma situação parecida, mas ia a mais velocidade, e o carro parou-me exactamente na mesma distancia que a kangoo tinha parado carregada e a ir bem mais devagar...
    Última edição: 18 Maio 2007
  5. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    O meu clio é jante 15

Não consigo perceber porque é que 195/50/15 é metade do preço de 185/55/15 :arrrg:

Estes Michelin Pilot Exalto 195 que tenho custaram pouco mais de 60 € cada, para meter 185 para os gajos da inspecção tirarem de lá o registo que meteram, e os outros senhores não me mandarem cartas para casa os pneus são mais do dobro...
    Por falar em inspecção, estes gajos da minha zona metem nojo, uma gaja de mini saia com o carro a cair de podre e um pneu de cada marca passou, a mim quase que chumbavam, pneus, o interruptor dos 4 piscas (falta de jeito do gajo para desligar, eu desliguei logo) e a teimosia do gajo que o carro pingava oleo, o oleo tinha sido mudado no dia anterior e devia haver por ali alguns restos, este carro por acaso nisso nem pinga.
  6. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    MJRL os preços dos pneus não são muito "racionais" em preços pelas medidas mas sim pela saída que têm.

Posso-te dizer que por ex uns Brigdestone Potenza 175/60 R13 são bem mais caros (dobro) do que uns 195/50 R15 e no entanto bem mais limitados!!!

Não tem lógica mas como o primeiro é mais raro o preço sobe. 185/55 R15 é uma medida muito mais rara face a 195/50 R15.

Podes tentar legalizar uma medida mais standart, pagas os 63 eur de nova emissão de livrete/registo mas nunca mais te chateias em compra de pneus com preços desproporcionais.

Os problemas electricos e barulhos parasitas são por vezes das maiores dores de cabeça que os concessionários têm.
    De facto se já tinham trocado sensor de chuva e manípulo, era estranho a avaria continuar, teriam de continuar a tentar acertar "na mosca".

1 abraço. :thumbsup:
  7. Black Phoenix

Black Phoenix Membro PCDIGA

Registo:
    25 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Portugal
    Sim eu sei que é jante 15 e que os pneus que eu dei como modelo era R14 mas existe exactamente o mesmo tipo de pneu da goodyear para R15 - Site da GoodYear GT2 195/50/15 é o mais proximo que tem. Agora que o Zecas tem razão, em tentares legalizar algo mais standard.

Já agora, os pneus na tarda muito tem de ser trocados, e os GT2 apesar de serem jeitosos, procuro algo muito melhor para andar calçado:

GoodYear Eagle Vector EV-2 175/65/R14;
    Michelin Energy 175/65/R14;
    Continental ContiEcoContact 3 175/65/R14.

Ou lembram-se de mais alguma que seja jeitosa?
    Última edição: 19 Maio 2007
  8. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Se é para ficar nos 195 compro igual aos que tenho, já tem dois anos e 70k

Eu perguntei porque às vezes podiam saber de alguma loja que tivesse os 185/55/15 a bom preço, tipo ultimo artigo :D

Os Continental gosto é pena irem à vida mais rápido que os Michelin, gostei dos de origem do Clio Aquacontact e os que tenho na carrinha tb Aquaqquercoisa
  9. pedrocem

pedrocem Membro

Registo:
    18 Maio 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Micra!

Antes demais boas, é o meu primeiro post (após a devida apresentação, claro).
    Ser dono de um nissan (micra) tem coisas estranhas... ou seja eu tenho o meu micra desde 93 e nunca tinha tido qualquer problema . Ora bem, o mesmo esta com 179000 km, e há pouco tempo começou (de vez enquando a "falhar" uma coisa esquesita (tipo funcionava bem e de repente falhava, mas não ia abaixo)... mesmo sabendo muito pouco sobre mecanica...dei uma olhadela ..e reparei que uma das fichas que liga ao carburador (a ver se explico bem...que liga lateralmente, sendo que dentro tem um sistema qualquer eletronico) quando mexia na mesma o mesmo funcionava bem...e outras vezes não...logo mal contacto ...pensava eu..e pelos vistos bem. Mas em vez de ir a alguem "em condições" para me arranjar o problema meti-o nas mãos de um "artista"..que depois de retirar uma tampa (foi quando vi que tinha uma parte electronica) que me disse que bastaria dar uns pingos de solda entre os fios da ficha e o tal sistema electronico. Mas como era mesmo artista o mesmo consegui (dos três fios) partir-me dois!!!! E depois não conseguiu resolver o problema. Eu para resolver (ou tentar) lá liguei/soldei como pude sendo que o mesmo ficou a trabalhar, mas com menos força e a gastar mais!!!...
    Será que alguém me pode ajudar..-
    E já agora, exelente fórum que aqui têm, e parabens também a todos os participantes!!!
  10. oldmaxx

oldmaxx Veterano PCDIGA

Registo:
    14 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    A, A
    Zec@s chamado á recepção....

visto que conheces melhor k ninguem o micra... dá lá a tua dica :p
  11. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Viva pedrocem bem vindo ao fórum, poderás sempre fazer uma apresentação (de onde és/idade/etc) aqui.

Antes de tentar responder à tua dúvida devo também dizer-te que existe um tópico apenas para dúvidas deste género. Podes dispor sempre na técnica auto neste tópico.

Na kilometragem do teu Micra costuma ser normal o medidor do caudal de ar que fica na borboleta de admissão necessitar de ser subestítuido.
    Pelos sintomas do teu micra tudo aponta para que seja esse o problema.

O Micra de 93 possui injecção electronica de maneira que a peça que falas é o medidor de caudal de ar (e não carburador).
    O Micra pode funcionar sem duas das três ligações que lá encontras, fica guiado pelo sistema de referência que a ECU tem, no entanto, claro, é só para "desenrascar" e não para uso diário.
    Devido ás soldaduras que fizeste tens duas possíveis causas deste problema.

Ou necessidade de trocares o sensor de caudal de ar, ou as ligações que fizeste estão em mau contacto e necessitam ser bem ligadas/soldadas.

Isto considerando que tens feito revisões correctas ao carro e filtro de gasolina/óleo/ar e afins estão todos em condições.

1 abraço e deixa-te ficar. :thumbsup:
  12. pedrocem

pedrocem Membro

Registo:
    18 Maio 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Antes demais obrigado ao oldmaxx e ao Zec@s_MTR. fiquei esclarecido com a resposta dada. relativamente às soldaduras, deverá ser fácil de concluir que não devem estar em condições, não tenha eu comprado um ferro de soldar e solda, para tal feito. Assim e tendo em conta, que para além de ter soldado mal, penso que com as tentativas feitas anteriormente à minha, o medidor terá (se é que já não estava, pela kilometragaem) ficado estragado. Penso que caso tivesse um medidor com as 3 ligações, era capaz de colocar no sítio, porque a minha dificuldade foi soldar na propria plca e não depois à ficha. Mas para isso, fazia mais duas perguntas:- o medidor, caso arranje um tem alguma especifidade, ou basta que seja para micra 1.0 de 2003. e assim sendo, tenho um outro problema que é, como ja tinha referido, o medidor (placa) tem ao q penso 4 parafusos que a "seguram" ao corpo do carburador, sendo que um deles gira mais não sai (está moído). Caso eu consiga tirar esse para fuso (não sei bem como) o medidor sai com facilidade para colocar um outro na mesma posição.
    Para além de agredecer desde já as futuras respostas, gostaria de saber se posso continuar com este tópico aqui, ou será melhor abrir nao tópico técnica auto!?
    Já ia assinar e enviar, e de repente pensei.... que se calhar devia mesmo era levá-lo a quem sabe, certo!:)
    bom mais uma vez obrigado
    Pedro
  13. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Viva pedrocem, agora post no sítio correcto.

Vou deixar aqui umas imagens que te devem ajudar.

Após e desligares as três tomadas/tubos de ar/ e um de água, e por fim removeres os 4 parafusos o corpo sai facilmente. Tenta não danificar o corpo e rosca desse parafuso moido, o ideal é soldares uma chave ao mesmo para o desaparafusares ou com um alicate de pressão.

Cuidados a teres:

Verificar se a junta não necessita de ser subestítuida, entradas de ar anormais em gasosas é o fim da picada.

Tem em atenção, como te disse, o teu carro não tem carburador, isto trata-se da tomada de caudal de ar/borboleta que está acoplada ao colector de admissão.

Ficas aqui com um esquema desse corpo visto de lado.

O sensor (avariado) que está dentro do corpo não se vende separadamente.
    Na Nissan este conjunto ainda é caro, podes sempre procurar em sucatas.
    O corpo é igual para o micra 1.0 como 1.3, não tem nenhuma referência em especial para além do ano e modelo do teu micra K11.

14. pedrocem

pedrocem Membro

Registo:
    18 Maio 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Mais uma vez obrigado Zec@s_MTR.
    Depois de tal explicação( com imagens e tudo) que mais se poderia pedir:). Bom pelo que me informaste, e uma vez que o sensor não se vende separado, penso mesmo que a melhor solução será tentar arranjar numa sucata o mesmo. Em todo caso, estava tentado em retirara a placa (sensor) para tentar colocar/soldar dois "fios" para ligar à dita ficha (a referida na imagem 11.2b) mas caso danifique a placa ou eventualmente quebre a única (das três existentes) ligação, fico sem carro não é?..por isso, melhor estar quietinho...
    depois dou novidades relativamente ao que vier a acontecer...até porque quero manter o meu micra...smpre:)
    Obrigado
    Pedro
  15. pedrocem

pedrocem Membro

Registo:
    18 Maio 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Ups...desculpa Zec@s_MTR, mas esquecime de colocar (mais uma) questão. eu para "mexer" no sensor, tirei a ficha referida 11.2a, sendo certo que tal ficha tem ajuste. Quando a mesma foi tirada a primeira vez (retirados os parafusos) o indivíduo não teve cuidado em ver a colocação da mesma (não teve cuidado nisso nem em nada, bem sei). Assim agora não sei se hei-de "girar" a mesma mais para a frente ou mais para trás. Parece-me que girando para um dos lados, acelera o carro (relanti!?) e virando para outro desacelerá. Mas será que é isso que faz, ou estará a ter outras consequências a nível de mecânica.
    Mais uma vez, obrigado
    Pedro
  16. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Viva Pedro, essas fichas têm regulações de fabrica, a unica regulação mecanica que se pode fazer no teu moderno motor de codigo CG-10 (caso não saibas significa Clean and Green 1000cc) é no distribuidor, o avanço de ignição.

As regulações no corpo de ar são para ralenti e riqueza. Desaconselho-te sublinhadamente a fazeres regulações a olho, só devem ser feitas com máquina de dignostico.

Se quizeres desmontar marca antes marca a posição original para quando montares ficar igual.

17. MJRL

MJRL Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Fevereiro 2004
    Likes Recebidos:
    5
    Localidade:
    Fig. da Foz
    Zec@s_MTR Não me quero estar a meter no excelente trabalho que tens desenvolvido aqui no forum, mas este subforum acho que era preferivel estar a criar outro forum onde as duvidas não fossem comuns, cada um que tivesse duvidas ou problemas teria a sua thread, já viste se alguem vem responder aos meus problemas..., o pedrocem é capaz de ficar baralhado, como eu sou capaz de não ver a resposta.

Vê lá isso ;) :thumbsup:
  18. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Viva MJRL, epa não discordo nada da tua ideia, digo-te mais, já tinha até pensado nessa hipotese, um sub fórum só para avarias/duvidas/apoio.

Até era mais facil para a malta postar no sitio certo, escusava os mover posts para aqui.

Ando a ver se há muita "saída" com dúvidas, caso chegue a acontecer o que referiste (várias ao mm tempo) faz-se um sub só mesmo para isto.

1 abraço e obrigado na parte que me toca.:thumbsup:
  19. makak0

makak0 Membro PCDIGA

Registo:
    9 Julho 2005
    Likes Recebidos:
    0
    Venho aqui partilhar uma avaria com vocês...

Ao virar a direcção muitas vezes o carro começa a estalar, TAC TAC TAC. Já levou caixa de direcção nova, cardans, e já se apertou quase tudo o que havia para apertar... O carro é um seat córdoba, alguem tem conhecimento de caso identico ?
  20. Zec@s_MTR

Zec@s_MTR Moderador

Registo:
    6 Fevereiro 2006
    Likes Recebidos:
    119
    Localidade:
    Coimbra
    Esse sintoma é tipico de cardans, ao virar começam a estalar e daí até à rotura é um instante.

Se já levou novos e o problema mantem-se é muito esquizito, o mecânico é da tua confiança?

Não tens a barra estabilizadora desapertada?
    Como andam os sinoblocos?

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)