HD 4870 Golden Sample Volt Mod

Discussão em 'V-Mod's' iniciada por Ruma, 6 Outubro 2009.

1. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    O objectivo é passar a HD4870 para uma "HD4890" (GPU = 850 mhz). Esta sample com stock voltage só deu para 800 ou 810mhz pelo que necessita de um aumento de voltagem.

Visto que a Gainward Golden Sample utiliza VRM's analógicos a única forma de aumentar essa voltagem será através de um hard mod (objectivo passar de 1.26v para cerca de 1.35v).

Retirar o cooler:

O chip que regula a voltagem desta placa ( NCP5388 ), a ideia será colocar uma resistência entre o pin 19 e um ponto de "ground" de modo a aumentar a voltagem:

Visto que não vou utilizar o header da fan de 70mm optei por utilizar esse ponto como terra, vou utilizar tb um fan header de 3 pinos para colocar ou tirar o mod quando quiser:

Encaixando a resistência no header fica com mod:

Optei por uma resistência variável de 100kohm para poder regular a voltagem:

Voltage mod feito, placa pronta a levar o cooler:

Ficou discreto de forma a não ter um excesso de fios:

2. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Esta versão tem 2 fans (1 de 80mm PWM e portanto regulável e outra de 70mm sem regulação)

Já tinha substituído por 2 fans 80mm PWM da Arctic Cooling ligadas ao mesmo header da gráfica, tendo assim regulação dinâmica de acordo com a temperatura. Mantive o heatsink pois é bastante bom pelo que fiz uma espécie de arctic cooling twin turbo improvisado:

ANTES:

DEPOIS:

As 2 fans que eu tinha posto da Arctic-Cooling tinham os fios mto grandes.

Portanto a ideia será colocá-los mais à medida.

Cortar os fios:

Coloquei uma manga a condizer com a cor ATI:

De seguida prender as fans ao heatsink:

E já colocada no pc:

Num voltmod é indispensável medir a voltagem com multímetro, optei por não colocar uma molex definitivamente na placa, portanto improvisei ligando uma espécie de probe de modo a ler a voltagem e regular a resistência variável até obter os 1.35v:
    [​IMG] [​IMG]

E finalmente testado com Furmark e Vantage:

As temps não estão excelentes mas mesmo assim estão abaixo de uma HD4870 com stock cooling e o furmark puxa bastante mais q os jogos.
    Última edição: 31 Outubro 2009
  3. VoRtaN_MaDgE

VoRtaN_MaDgE Staff PCDIGA

Registo:
    10 Dezembro 2003
    Likes Recebidos:
    4
    Ficou porreiro :thumbsup:
    Bom trabalho.
    Qual o max gpu estável com esses 1.35v?

Goza-a bem :)
  4. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Thanks ;)

Acho q não me calhou uma boa placa, stock voltage não fazia mais de 810 mhz e com 1.37v fez 860mhz o que penso ser pouco, a partir daí apareciam artefactos no 3dmark vantage.

Pode estar a precisar de arrefecimento melhor se calhar, mas de momento nao vou trocar de cooler pelo que optei por manter os 1.35v e 850mhz. :p
  5. VoRtaN_MaDgE

VoRtaN_MaDgE Staff PCDIGA

Registo:
    10 Dezembro 2003
    Likes Recebidos:
    4
    Com essas temperaturas não deverás obter mais overclock no gpu visto que as temperaturas estão mais do que boas para esses 1.35v.

Abraço.
  6. SLBoy

SLBoy Membro PCDIGA

Registo:
    20 Agosto 2008
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Algarve/Almancil
    pareceu-me um excelente trabalho, ja tive essa placa e realmente a fan pekena fazia um barulho ensurdecedor.

Essa temp é em furmark né?
  7. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Sim, Furmark 8x AA Extreme Burning Mode :thumbsup:
  8. SLBoy

SLBoy Membro PCDIGA

Registo:
    20 Agosto 2008
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Algarve/Almancil
    ah tao aprece-me uma excelente temp:thumbsup:

Por aki o furmark esfrangalhou a 275 toda:p, passou os 100ºC, n me lembro é se foi com a fan a 100%:p
  9. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Eu flashei a bios para editar o perfil das fans visto que são diferentes das originais.

Estas fans da arctic cooling são mais espessas que as do cooler (25mm vs 15mm) por isso têm mais airflow e são bastante mais silenciosas mesmo em full load.

Sendo PWM e como estão ligadas ao header da gráfica aumentam e diminuem de velocidade dinâmicamente conforme a temperatura do gpu.

Normalmente estão a 60% e não se ouvem. Eu a partir dos 70º defini na bios como estando a rodar a 100% pois mesmo assim mal se ouvem e não quis que as temps subisssem mto mais q isso.

Noo furmark atingiu os 70º por isso é que aparecem a 100% no printscreen. :cool:

Aproveitei e aumentei tb na bios o limite do overdrive do drivers da ATI para não necessitar de 3rd party software (riva tuner, etc) para fazer o oc acima dos 790mhz.
  10. Ruma

Ruma Membro PCDIGA

Registo:
    18 Agosto 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Alguns valores para a malta que se queixa que as ATI's são quentes ;)

Não são as ATI's que são quentes, infelizmente os stock coolers é que poderiam ter vindo um pouco melhores mas nada que não se corrija :cool:

Temperatura Ambiente 23º

Idle:

Load:

[​IMG] [​IMG]

3D Mark Vantage:

Última edição: 31 Outubro 2009

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)