Fedora

Discussão em 'Linux (Distros e Dúvidas)' iniciada por Krazypeter, 26 Dezembro 2011.

1. Krazypeter

Krazypeter Visitante

Boas minha gente!

Estou a interessar-me cada vez mais pelo mundo do Linux e já usei durante tempos o Ubuntu, gostei. Deixei de usar e voltei ao 7. Agora tenho visto muito o Fedora, que de aspeto meto muito à frente de Ubuntu e pelo que vi ambos trazem os mesmos programas de produtividade, browser e multimédia (o resto pouco me importa).

Estou a querer conhecer melhor o sistema em si, alguém aqui conhece bem este sistema e me pode falar dele? Dicas sobre pontos positivos e negativos e "abrir-me os olhos" para o mundo Linux, que ainda tenho muito que aprender nele.

Cumprimentos
  2. Fury

Fury Membro PCDIGA

Registo:
    16 Julho 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Lisboa
    Eu tenho usado o fedora 16 no meu portátil e o que mais gosto é sem dúvida o Gnome3 mas relativamente ao fedora tem alguns problemas, pelo menos no meu portátil:

- Consome muita bateria. No minimo, consome cerca de 24W onde o Linux Mint 11 com a gráfica Nvidia desligada chega a consumir 9W. [O gnome3 consome muito!!!] Com o LM 12 o minimo que consigo é 19W.
    - O que me levou a deixar o LM foi o facto de às vezes o wireless não funcionar, mas ao que pareçe aqui também já aconteceu não funcionar.
    - A iniciar o LM é bastante mais rápido que o Fedora.

Um pormenor que reparei é que todas as teclas (FN e afins) no Fedora 16 funcionam perfeitamente e nas outras distros não.

Referis-te aí que traz as mesmas aplicações de origem, isso é falso. Pelo menos eu tive que instalar uns codecs que o ubuntu já trazia e este não. Assim como o libreOffice e isso também não traz.
    Outra diferença é que, o Ubuntu usa pacotes .deb e o Fedora usa .rpm => Ubuntu usa apt-get e Fedora usa yum.

De resto, sendo eu ainda um iniciante no mundo Linux, não vi muito mais diferenças.
  3. Krazypeter

Krazypeter Visitante

Olha referes ai uma parte que me interessa muito. As teclas FN funcionarem! Realmente se o usar é no portátil pois de momento não tenho fixo e a questão de consumir muita bateria coloca-se, apesar de eu quase sempre usar o carregador, apenas bateria em poucas vezes. Se consumir muito mas mesmo assim menos que o Windows 7 que eu já tenho no portátil, não me importo que consuma muito nesse caso, porque sempre ganho em relação ao que já tenho.

Adoro o look do fedora, que para mim mete o ubuntu no bolso nesse requisito. Em termos de aplicações, vou usar a suite do libreoffice, que não vindo instalada, me obriga a fazer a instalação, logo eu que não sou expert em instalações no mundo Linux. Mas penso que estará naquela coisa que existe no ubuntu (se tambem existir no fedora) que são os programas disponíveis para download, que podem dar jeito usar, sera que esta?

De resto não me importo com as diferenças que tem com o ubuntu pois com um sistema linux no pc eu passo a usar o pc apenas para internet e office, visto que em linux esqueço os jogos (não quero andar com wine para a frente e para trás) e passo a jogar na minha velhinha ps2. Já à muito que penso separar as águas e meter jogos para a consola trabalho para o pc e internet para um tablet (ainda há-de vir).

Já estive a ver o mint 12 e ouvi falar bastante bem dele nas reviews. Apenas não gosto muito do look dele, e como é para fazer tarefas básicas que qualquer distro faz, o look já conta um pouco mais para mim.

Quem souber mais prós e contras do Fedora 16 mande vir!
  4. Fury

Fury Membro PCDIGA

Registo:
    16 Julho 2007
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Lisboa
    Olha que o look entre Fedora 16 e Mint 12 não é muito diferente. Muda o tema e e, porque ambos usam gnome 3.

O que faz aumentar o consumo nestas distros de linux é o facto do meu portátil ter optimus e ainda não funciona bem em linux. Eu em gnome2 consigo desactivar a gráfica da Nvidia, ficando com um consumo minimo de 9W, porque senão aumenta logo muito. Se o teu portátil tiver apenas uma gráfica, penso que qualquer distro consume +/- o mesmo que o Windows (o Windows nem consome assim tanto.. 14/15W em web browsing).

E sim, o fedora 16 também tem uma aplicação para instalares software.

A ideia que fiquei a nivel de consumos com o problema do optimus foi:

Fedora 16: 24W
    LM12 : 19W
    Windows : 14W (Consigo desligar a gráfica.)
    LM11 : 9W (Consigo desligar a gráfica.)
  5. Krazypeter

Krazypeter Visitante

Eu tenho um portátil samsung r540, tenho um pentium dual core sandy bridge com gráfica integrada e tenho ainda a dedicada da amd com 512MB. Se ele for consumir o mesmo que o windows então não é problema para mim, continua tudo na mesma, desde que não fique pior está-se bem.

Gosto muito da parte do fedora em que tem aquela barra lateral que se auto-esconde, tipo a do ubuntu, mas a do ubuntu não gosto tanto como a do fedora. gosto da simplicidade do fedora.

Vou experimentar agora, em dual boot com o windows e já venho dizer o que acho.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)