Linux para portatil antigo

Discussão em 'Linux (Distros e Dúvidas)' iniciada por lupinIII, 27 Setembro 2012.

1. lupinIII

lupinIII Membro PCDIGA

Registo:
    1 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Boas, tenho um portátil antigo encostado já com alguns anos tem 512ram originalmente trazia o xp, procuro dar lhe outra vida e para tal pretendo um linux rápido e apenas para o básico, internet, office e eventualmente ver uns videos. Que podem recomendar? Cumps
  2. naszper

naszper Membro PCDIGA

Registo:
    28 Abril 2011
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Olhão
    Ubuntu xD

Sent from my iPhone
  3. lupinIII

lupinIII Membro PCDIGA

Registo:
    1 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    0
    para 512ram? a ideia que tenho do ubuntu não é de um OS propriamente leve pode correr com 512 mas talvez se arraste um pouco não? Pelo que tive a ver há é uma versão de ubuntu mais light o lubuntu esse talvez já seja mais adequado em todo o caso gostava de ler opiniões/experiencias ,se as houver, com OS's para baixos recursos
  4. Passal

Passal Membro PCDIGA

Registo:
    20 Setembro 2006
    Likes Recebidos:
    51
    Localidade:
    Porto
    tenta dar aqui uma olhadela :)

http://pplware.sapo.pt/linux/gnulinux-distribuicoes-para-pcs-antigos/

Tens aí alguns que poderão funcionar bem nesse teu portátil, não sei quais são os teus conhecimentos de Linux, mas talvez seja melhor escolheres uma distribuição que seja baseada em outra com maior suporte. Por exemplo o WattOS e o Bodhi são baseados em Ubuntu, assim como o que referiste Lubuntu. Existe também o Damn Small Linux (DSL), com baixos recursos de funcionamento. É uma questão de experimentares e verificares qual obtem melhores resultados para o que pretendes fazer. Poderás também saber mais sobre distribuições em www.distrowatch.com
  5. naszper

naszper Membro PCDIGA

Registo:
    28 Abril 2011
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Olhão
    Realmente com 512mb nunca experimentei mas tinha um portátil com 1 gb e usava o ubuntu na boa.

Sent from my iPhone
  6. Passal

Passal Membro PCDIGA

Registo:
    20 Setembro 2006
    Likes Recebidos:
    51
    Localidade:
    Porto
    Eu instalei a versão 12.04 LTS num 2.4GHz com 640MB e por vezes "bloqueia" a processar algumas das tarefas, tipo a navegar na internet com o mozilla firefox não dá para ter muitos separadores e a fazer outra coisas ao mesmo tempo. Não sei se será do disco ser IDE e de 40GB apenas, mas julgo que se utilizasse uma distribuição das que referi, por exemplo a WattOS ou a Bodhi (ambas baseadas em Debian, Ubuntu) teria um melhor desempenho. Portanto é mesmo uma questão de experimentar qual a distribuição que melhor se adapta :)
  7. eviLZz

eviLZz Mais arroz não sff... -.-' Veterano PCDIGA

Registo:
    9 Março 2006
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    SouthEast Asia
    Existe uma versão lite para pc's antigos, chamado de Xubuntu, bastante leve, concebido mesmo para pc desse género =) experimenta

Eu uso como OS para usar o GMIX que é um programa para usar teclado e rato na PS3 num pc ja com certa idade..
  8. badboyboogie

badboyboogie Veterano PCDIGA

Registo:
    15 Janeiro 2008
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Lx
    Boas!

Testa o Puppy, para uso normal ainda é o mais leve! E para mim sempre foi o mais modular! Até para os PCs que não fazem boot de USB podes usar uma diskette.

Podes sempre completar a instalação com mais pacotes e depois fazeres a tua própria distro e gravares para um CD.

Mais pequeno e mais leve só o DSL "Damn Small Linux" mas é mais para outro tipo de utilização.

Cumps
  9. lupinIII

lupinIII Membro PCDIGA

Registo:
    1 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    0
    instalei o puppy, muito boa velocidade, mas estou com problemas no reconhecimento da placa wireless
  10. badboyboogie

badboyboogie Veterano PCDIGA

Registo:
    15 Janeiro 2008
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Lx
    Boas!

Como estás a achar o Puppy?

Em relação à placa de rede, para te poder ajudar tens de dizer que tipo de placa é. Se é onboard ou PCMCIA ou até por USB.
    Se fôr USB basta a marca e modelo e por aí já se consegue procurar um driver. Se fôr onboard tens de dizer que portátil tens e se possível que vejas o part number, pois ás vezes as placas são diferentes de modelo para modelo.

Cumps

Cumps ;)
  11. lupinIII

lupinIII Membro PCDIGA

Registo:
    1 Julho 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Boas entretanto li umas cenas na net e com o ndiswrapper consegui resolver o problema. O puppy é excelente, programas arrancam rápido mexo sem browser ou libreoffice a arrastarem-se e com o repositório do ubuntu sinceramente acho que este puppy é um must para quem tem um computador com baixos recursos. Tive a ver uma variante do puppy, o macpuppy, pelos screens tem um ambiente gráfico mais bonito e também usa pouca ram mas não cheguei a experimentar.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)