Multa por acidente em rotunda

Discussão em 'Motores' iniciada por josel, 5 Abril 2015.

1. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Boas malta,

O meu avô teve à uns meses um acidente numa rotunda em que a outra condutora chamou a PSP ao local sem sequer se ter dirigido ao meu avô antes a perguntar se queria fazer declaração amigável ou não. Posto esta semana lá chegou a dita mula dizendo que o meu avô infringiu o Art.14-A Nº3 do código da estrada tendo 60 euritos de multa e possível sanção acessória.

A minha duvida é se poderei contestar visto que o acidente se deu por culpa da má circulação do carro B que veio bater no carro A do meu avô e se valerá a pena também contestar a sanção da pena acessória visto que o ano passado teve uma multa de 60€ por excesso de velocidade em que ultrapassou uns 12km/h o limite!?

Deixo aqui o esquema do acidente se ajudar!
    A rotunda é de 3 faixas e o carro B seguiu por fora com intenção de sair na terceira saída e a meio acabou por empurrar o A para a faixa mais interior ao tentar evitar o acidente! :s

2. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    O que o instrutor me ensinou foi que numa rotunda qualquer veículo que esteja na via da direita tem o direito de passagem mesmo que esteja a cometer uma infração por não sair na saída que deve. Por isso acho que o veículo A neste caso cometeu uma infração por não esperar que o B passasse primeiro.

Mas não te preocupes pois é um erro comum e vejo isto todos os dias em Aveiro numa rotunda de 3 vias.
    Última edição: 5 Abril 2015
  3. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    A parte do acidente já está mais que resolvida. O seguro vai arranjar-me o carro. Portanto é tranquilo. Se fosse eu a conduzir o carro B só iria parar na saída para onde eu ia pois ainda ia a comer ao volante e nem reparou ou tentou evitar o acidente. xD
    Agora a multa é que pronto, não vejo nexo pois os policias não estavam lá para ver! Mas pelo que sei o carro B também foi multado!

A minha questão será só se devo contestar e se devo remetar algo à ANSR por causa da sanção acessória visto o meu velhote ter uma multa do ano passado de excesso de velocidade!?
  4. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    Contestar porque o outro não saiu ou ia a comer?! O veículo A devia ter sinalizado e aguardado que o B passasse. Agora é assumir as consequências e voltar a ler o código. :p

Para mudar de direção é preciso precaução e não é só porque estamos corretos que nos devemos mandar para cima dos outros. Por exemplo na imagem do lado esquerdo, é caricato já que no teste prático a examinadora disse que queria que fossemos por fora isto porque apesar de estarmos errados nunca iriamos ter o problema de bater no veículo que estivesse ao nosso lado direito.

De observar também que o veículo que está na via do meio nunca se atira para a saída sem antes sinalizar e encostar o máximo à direita possível. Ver imagem direita.

Última edição: 5 Abril 2015
  5. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    LOL, Não devo estar a fazer entender! Perguntei se vale a pena contestar(parte que pouco me aquece ou arrefece pois já está a contar pagar) e se devo defender da parte da inibição de conduzir pois já teve outra multa anterior como referi antes! É só essa a parte que mais me interessa ter uma opinião para saber como resolver!?

Eu sei o código, e pelo código simplesmente o B era obrigado a sair na primeira e ponto final, não me vale de nada estar aqui a explicar tudo o que se passou no dia do acidente pois o acidente simplesmente já foi resolvido! Se fosse uma turbo rotunda iria passar por cima dos delimitadores do trajecto aposto e depois ira por-se na do meio como fez após a primeira saída para se dirigir para a 3ª saída?

Fica aqui o que foi mandado para o seguro e como é óbvio não foi referido nada de irem a comer e distraídos porque de nada servia! Ao menos escrevi conforme os factos e não como o do carro B que diz perante a policia que queria ir para a 3ª saída e após isso escreve na participação que afinal era para a 2ª tendo o carro apontar para a 3ª!

Aqui fica também o exemplo que mais se adequa!

Na situação C, também aqui o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). Este será o procedimento mais conveniente se o condutor não conhecer a rotunda. Como na maioria dos casos não existe sinalização prévia a avisar que tipo de rotunda vamos encontrar, existindo duas vias de acesso à rotunda o condutor vai supor que existe também duas vias no seu interior. Pretendendo seguir para uma 2ª saída, terá que mudar para a via mais à esquerda, depois na aproximação da rotunda entra também pela via do meio.
    Estas duas situações ( B e C ) podem gerar conflito, pois dois condutores que pretendam seguir ambos para a 2ª saída, sendo um conhecedor do número de vias de trânsito no interior da rotunda e o outro não, vão se posicionar lado a lado e ambos vão querer entrar pela via do meio. Nesta situação tenha bastante cuidado e prever o que o outro condutor pretende fazer, pois pode acontecer o choque entre ambos.

6. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    Então mas o B não saiu na primeira tudo bem, está a cometer uma infração. Isso não dá o direito ao A de se mandar para cima dele ou dá?!

Quanto à parte de poderes contestar a inibição de conduzir não te posso ajudar pois nunca estive numa situação dessas.
    Nessa imagem que colocaste fiquei com dúvidas aqui. O veículo verde entrando na rotunda pela via mais à direita pode seguir direto para a via do meio? Alguém pode confirmar isto? Tinha ideia que não.
  7. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Óbvio que não dá, mas a questão é que ninguém se mandou para cima dele. Ora se o A entrou na faixa do meio e ainda foi empurrado pelo B para a faixa mais interior porque o B queria continuar a contornar dá direitos ao B de ir bater no A que já estava parado para evitar o acidente estando a sinalizar a saída após a primeira saída? Acho que não, mas isto sou eu!

E não é preciso explicar porque o B não evitou bater? Porque pura e simplesmente já tinha o carro batido naquele lado e até lhe dava jeito o arranjo de borla! Tanto que quando o perito veio ver os estragos duvidou do porque do carro do meu avô só ter uns meros riscos no guarda lamas e o outro ter parachoques, guarda lamas, porta e espelho que nem sequer tocou marcado!

Quanto à imagem está a explicação antes da mesma e podes sempre consultar o seguinte link: http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html
  8. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Deixo aqui as Fotos de como o carro A ficou:
    [​IMG][​IMG]
  9. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    Pois não sei Josel, se foi deliberado ou por falta de concentração só o B sabe.

Obrigado pelo link. ;)
  10. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Por mim a parte do acidente já está mais que resolvido, agora falta a parte da inibição que por um lado até me daria jeito que assim o velhote não me empenava as jantes ao carro ao acertar nos buracos da estrada. kkk Mas pronto tenho de ver como resolver da melhor maneira! :)

De nada!
  11. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
  12. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Estou na brinca na parte das jantes apesar de ele me as empenar e riscar nos passeios. xD
  13. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    Deve ser é mais a suspensão. xD
  14. josel

josel Membro PCDIGA

Registo:
    22 Janeiro 2011
    Likes Recebidos:
    4
    Localidade:
    Coimbra
    Neps, o carro tem suspensão rija com molas de rebaixamento! Portanto é um cepo autentico e aliado ao baixo perfil do pneu empena facilmente as jantes! Até ver a suspensão está no ponto, também tenciono colocar coils para o baixar mais e levar umas jantes de aba. :3
    MR gostou disto.
  15. danyd

danyd Membro PCDIGA

Registo:
    22 Outubro 2014
    Likes Recebidos:
    172
    Localidade:
    Gaia
    Tirei a carta a cerca de 2 anos, Supondo as faixas da rotunda como 1 a mais ao centro, e 3 a faixa mais exterior,
    o teu avo deveria ter entrado para a segunda faixa, e passado para a 3a logo mal passou a saida anterior a que deseja sair, neste caso, mal passe a primeira saida, devia ter encostado logo, o outro carro devia ter entrado para o interior da rotunda, passando a primeira saida, passava para a 2 faixa, e depois do teu avo sair encostava a direita....
    O teu avo deveria estar na 3 faixa, e o outro carro na 2a, nenhum dos dois ia bem, mas como o outro carro fez tudo por fora, podes pegar por ai, nao ter dado oportunidade para tomares a faixa correta, mas mesmo assim o teu avo poderia ter abrandado para o outro passar, nao sei legalmente como ficara isso =s
  16. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,083
    http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html

Pelo o que percebo o B devia ter mudado de faixa mais cedo ou seja logo "após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções", diz a alínea c do art.14.
  17. Barbas

Barbas Membro PCDIGA

Registo:
    24 Abril 2012
    Likes Recebidos:
    34
    Localidade:
    Tomar
    Se há coisa que aprendi há algum tempo com isto das multas e infrações de trânsito é que quem não chora não mama. Se tens algum tipo de forma de reclamar o pagamento da multa seja por que razão for então reclama. Quando és multado e pagas na hora estás a assumir e a concordar teres infringido a lei, e acabas também por afirmar estar de acordo com qualquer consequência que venha dessa situação. Neste tipo de situações é quase sempre preferível reclamar dando sempre razões para a não aplicação da coima e eventual sanção.
    Especialmente se te cheira que vais levar (neste caso o teu avô) com sanção acessória por mim é sempre de evitar pagar sem reclamar.
    Aconselha-te com um advogado especializado em infrações rodoviárias.
  18. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,083
    Mas o carro A não apanhou multa também, ambos cometem infracções?
  19. MR

MR Veterano PCDIGA

Registo:
    25 Abril 2007
    Likes Recebidos:
    513
    Localidade:
    Aveiro
    Sim porque pelos vistos nenhum soube se comportar numa rotunda. Típico. :D
  20. danyd

danyd Membro PCDIGA

Registo:
    22 Outubro 2014
    Likes Recebidos:
    172
    Localidade:
    Gaia
    Eu acho que a ser encostado, que preferia dar uma voltinha extra a rotunda do que virar para cima dele tambem..
    como ja tinha dito e o Cpt reforçou, ambos erraram, mesmo o teu avo podia ter abrandado e deixado passar na altura de ele ir para a parte de fora da rotunda

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)