boas, tenho uma laguna 1.9 dci com problema que já não sei o que fazer. Fumo preto e erro de injecção, troquei turbo, massa de ar, válvula D turbo, ego limpa, injectores reparados, segmentos, capas e o problema continua.
Tinha um Lância libra com o mesmo problema... Depois de produtos de limpeza do tanque e por aí adiante, aditivos ao combustível (diesel), descobrimos um tubo que pingava óleo diretamente para o motor ou uma cena assim, já não me recordo :/ sei que era quase imperceptível mas estava lá. Continua a fazer agora mas bem menos, de longe
Um fumo diferente normalmente é sinal de um processo de combustão com um ratio errado de combustível/óleo ou então presença de um elemento estranho na combustão, por exemplo quando o circuito de água tem problemas e há água a entrar para onde não deve. Mas no caso da água o normal é o fumo ser branco, assim como aparece normalmente água no escape. Como referes fumo preto eu diria que a água não é tão previsível que seja o problema. Ainda assim, e com todas a reparações que me dizes que já fizeste não tenho outra opinião para dar. O meu conhecimento não vai mais longe.
Para mim, e de acordo com a informação que dás, é mais ou menos simples. Um dos tubos que transporta o ar para a admissão está com fuga de ar. O facto de ser intermitente é que me parece estranho. Pode estar relacionado com a temperatura? :S Verifica se não tens tubos rotos ou com furos na admissão do turbo por exemplo. Não notas um barulho excessivo quando aceleras a fundo? E a resposta em altas rotações está na mesma? Isto quando esta "intermitência" se verifica claro.
Realmente já N sei para onde me virar com esta situação. Mais estranho é Q a carrinha puxa bem, só qd da erro de injecção é Q entra em modo de segurança
Pois, mas isso são coisas diferentes. Erro de injecção é uma coisa. Fuga de ar na admissão é outra. Na minha Alfa aconteceu-me isso. Parecia uma Ibiza daquelas que fazem fumo como deve ser e afinal era o tubo que transportava o ar para o turbo. Tenho ideia que perdi as baixas. E quando puxava por ele notava-se bem que tinha uma fuga de ar. Não notas nada disso?
Exatamento o que me acontecia a mim!! Verifica mesmo os tubos todos, eu vou perguntar aqui em casa ao supremo patrão (meu pai) o que realmente era mas procura que era exatamente a mesma coisa!
Na minha ideia isso não passa de um tubo roto. Na altura andei com o meu assim algum tempo. Tive de rectificar o turbo por não ter ido logo tratar da situação. Se tiveres tempo começa pelos tubos à volta do turbo e da admissão. Pode ser que dês com o problema. És de que zona Vitor?