Portátil de alta performance

Discussão em 'Ajuda PCDIGA - Portáteis' iniciada por Fábio Gaspar, 25 Novembro 2016.

1. Fábio Gaspar

Fábio Gaspar Membro

Registo:
    25 Novembro 2016
    Likes Recebidos:
    1
    Boa noite,
    Este é o meu primeiro tópico aqui, espero estar a cumprir as regras do fórum!
    Eu estou à procura de um portátil com bom processamento. Os meus PC's já estão muito velhinhos (10 aninhos) pelo que está na hora de investir numa máquina nova, que terá que ser portátil porque me dá jeito levar para a faculdade!
    O requisito mesmo obrigatório da máquina é ter um processador i7 com Hyper Threading. Eu preciso de trabalhar com máquinas virtuais/emuladores pelo que essa tecnologia é obrigatório. Só com este ponto, já estou limitado à gama i7! E de preferência procuro hardware recente e no caso do CPU que seja Quad Core. Portanto, falo do 6700HQ.
    Quanto ao processamento gráfico, não preciso de nada de especial. Sou capaz de arriscar e dizer que sobrevivo só com o processador gráfico onboard do i7. Por outro lado, já dei conta que no nosso mercado, portáteis entre os 900-1200€ que tenham o CPU i7-6700HQ, enquadram-se na gama de gaming e por isso vêm sempre acompanhados de uma 950M ou 960M. Bem, talvez deva dizer "gaming", porque um verdadeiro gamer não se deve dar por satisfeito com essas gráficas ;)
    Por fim, em termos de memória, não tenho bem noção de quanto preciso, mas vou apostar nos 16GB. Além de programar, trabalhar com emuladores e relacionados, também vou trabalhar com certos programas de engenharia, pelo que me dá jeito ter RAM abundante.
    Bateria: Obviamente que portáteis de performance, não vou encontrar nada com bateria decente, pelo menos, não com o meu orçamento. Mas algo que com tarefas "leves" (documentos, browsing..) dê para 3-5 horas seria bastante bom, o suficiente para trabalhar nas aulas.
    Tamanho: Queria evitar portáteis com ecrãs maiores do que 15-16". 17" já parece demasiado grande para andar a transportar..

Pronto, posto os meus requisitos, vou agora falar das opções que procurei na PCDiga. Honestamente não arranjei melhor oferta noutros lojas, por isso, vou-me focar nos modelos disponíveis.

MSI PE60 15.6" 6QE
    Vi duas "versões" deste modelo. A primeira, a mais barata, que apenas tem 8GB de RAM e falta um SSD, e a segunda que já tem os 16GB e o SSD. Se optar por este modelo, honestamente vou comprar a versão mais barata e na hora de compra fazer os upgrades. Quanto ao sistema operativo que não vem na primeira opção, não há problema, até porque eu vou instalar o Windows 10 Professional (tenho licença) de qualquer forma. Segundo as minhas contas compensa e consigo meter um SSD que sei que é bom. Digo isto porque, não sei se os discos usados pela MSI são bons, ou não!
    O portátil é bonito, aparenta ter boa construção, e tem tudo o que preciso. O problema é quando fui ver as reviews... algo que me deixou preocupado foi a questão de mau design de refrigeração do portátil. Segundo se consta, aquece muito facilmente. Não se trata de overheat, mas facilmente as duas ventoinhas começam a girar mais depressa. Há quem diga até que mesmo em "repouso", de vez em quando ele coloca as ventoinhas no máximo, sem motivo aparente. Alguém com este modelo com a mesma situação? Eu sei que quando o PC estiver a "puxar" pelo CPU e GPU vai aquecer, e para evitar danos de hardware, há que dissipar o calor. Agora, eu não quero estar numa aula a programar, e ter o portátil a fazer ruído desnecessário. Além do que, segundo as reviews, as ventoinhas fazem muito barulho. Se o meu portátil HP 530 com Visual Studio aberto, a fazer web browsing, editar documentos... mantém as ventoinhas no mínimo, espero que o meu próximo portátil seja capaz do mesmo. E já que estamos a falar de calor, é verdade que o teclado aquece muito? E quanto à construção, consideram bem feita, sólida, resistente?

MSI GP62 15.6" 6QF
    Já que comecei por falar nos MSI, vou também colocar este modelo. Parece-me uma ótima opção dada o preço. Infelizmente, segundo as reviews, também tem os problemas de refrigeração que mencionei para o PE60.
    Outra coisa que não pude deixar de reparar, é que pelas imagens, uma das saídas de ar está tapada. Ou seja, tem menos uma ventoinha? Todos os outros modelos da MSI, o PE60, GE62/72.. parecem ter as duas saídas de ar abertas. Usam duas ventoinhas, e têm várias heat pipes para o GPU. E visto que todos usam a mesma tecnologia de refrigeração, e têm hardware igual (diferenciando na gráfica entre a 950M e 960M)... é no minimo estranho, e como é óbvio isso deixa-me desconfiado deste modelo. Por outro lado, os Asus ROG que vi, só têm uma fan, e no entanto não vi queixas do sistema de refrigeração.

Asus ROG 15.6'' GL552VW ou Asus 15.6'' FZ50VX
    Para começar, não percebi a diferença entre estes dois modelos. Quer dizer, em termos de hardware há variações na gráfica. O primeiro tem 960M, e o segundo 950M. Além disso, o FZ50VX não vem com HDD, o que não é muito problemático. Ah, e não vem com SO, o que não é problema também. Bem, pela diferença de preços, acho que compensa do GL552VW. Mas, o que eu gostava mesmo de perceber, é que outras diferenças há entre eles. O design é muito semelhante, para não dizer igual (se bem que o FZ50VX tem uma tampa mas discreta, simples e bonita, para o meu gosto pessoal), pelo que me faz parecer que o FZ50VX é um GL552VW mas com uma gráfico de modelo inferior. Que outras diferenças há entre eles? Nem sequer encontro o modelo FZ50VX no site Asus...

Asus 15.6'' N552VX
    Gostei bastante deste. Vi duas ou três reviews e falam bastante bem deste modelo. Tem o poder de alguns PC's acima, mas sem o aspeto de ser um portátil gaming. Apesar de o fator estético ser de longe a coisa mais importante para mim nesta compra, não deixa de ser agradável. Mais do que beleza, este PC parece ser muito sólido na construção. O mesmo não se pode dizer de todos os outros atrás, muito à base de plásticos, ecrãs que dobram com facilidade, e fazendo pressão no teclado e tampas também se verifica que dobra, ou seja, não são materiais rígidos...
    Além disso, este PC parece apostar noutros elementos, como um bom touchpad, som, ecrã, etc. Obviamente, estou-me a basear nas reviews.
    O grande defeito deste portátil, pelo que vi, é simples: um M.2 SATA por baixo do heat pipe. Tanto quanto sei, SSD's e calor não são grandes amigos... estou enganado?

Pronto, é isto!
    Gostava de saber a vossa opinião, e se tiverem algum destes modelos, gostava de saber se têm os problemas que eu vi relatados em reviews, ou se têm algum defeito a apontar. Obviamente estou aberto a outras sugestões de PC's não referidos. Acima de 1200€ está mesmo fora de questão.

Muito obrigado :)
  2. Victordc

Victordc Membro

Registo:
    24 Novembro 2016
    Likes Recebidos:
    1
    Comprei um Asus ROG 15.6'' GL552VW quando estava em promoção umas semanas atras e até agora o unico problema que tive é com o touchpad ( left e right click nao funcionam propriamente) e com o suporte da pcdiga ( nao respondam a mails?).
    Caso ja tens uma licença windows 10 acho que seria melhor comprar um computador MSI. Nao tenho experiencia com estes mas pelas reviews nao sao maus.
    Neste momento este computador Portátil Lenovo IdeaPad Y700-15ISK esta em promoçao. Pelas review's parece muito bom, tem um estilo particular, tem 16GB e tem SSD. A placa grafica é igual as outras. Agora isto é o mercado portugues, e na pcdiga nao parece haver melhor no momento.
  3. Kis

Kis Membro PCDIGA

Registo:
    13 Dezembro 2015
    Likes Recebidos:
    1,737
    Localidade:
    Figueira da Foz
    É melhor benzeres-te antes de dizer disparates sobre o suporte da pcdiga que não tem impar em Portugal.
    Zeca Ganeiro e PT_AH gostaram disto.
  4. Victordc

Victordc Membro

Registo:
    24 Novembro 2016
    Likes Recebidos:
    1
    Digo isto porque estou a espera de uma resposta aos meus e-mails a uma semana mas não é o lugar para falar disto.
    Zeca Ganeiro gostou disto.
  5. Kis

Kis Membro PCDIGA

Registo:
    13 Dezembro 2015
    Likes Recebidos:
    1,737
    Localidade:
    Figueira da Foz
    Anyway, até 1200€ se eu precisasse de um portátil ia fácil para este

https://www.pcdiga.com/computadores...i-ge62-6qd-1293xpt-apache-pro-9s7-16j512-1293

250 GB SSD
    1 TB HDD
    16 GB RAM 2133
    GTX 960M , já se sabe não dá para um gaming hardcore mas faz o seu serviço e claro i7 6700HQ que já é jeitoso.
    Relativamente ao SO, é fácil de instalar um pelo que podes poupar esses €.
    PS : teclado retro iluminado dá um jeitão num portátil
    Zeca Ganeiro gostou disto.
  6. cmfm

cmfm Membro PCDIGA

Registo:
    20 Julho 2014
    Likes Recebidos:
    70
    Eu tenho um MSI que comprei para trabalhar, estou contente com ele. As ventoinhas quando trabalham a mais rotações fazem algum barulho, sem dúvida mas a verdade é que não se ouvem assim com tanta frequência, e não é assim tão incomum ter Autocad, browser a bombar vídeo, e programa de cálculo a correr ao mesmo tempo.

O teclado aquecer n posso falar muito porque trabalho com teclado e rato à parte.

Rapidez não tenho queixas a fazer.

Já agora um conselho, se vais trabalhar com máquina virtuais evitam 8GB de Ram se puderes. 16 parecem-me mais apropriados.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)