1. Atenção: Nesta secção não é permitido demover utilizadores de comprar material novo para comprar usado!

Upgrade a sistema baseado em i7 920

Discussão em 'Ajuda/Configurações PCDIGA - Desktops' iniciada por pamaro, 6 Janeiro 2017.

1. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Cerca de 7 anos depois da aquisição do PC, estou a pensar fazer um upgrade. :p No geral, penso que o PC se tem aguentado bem (está a durar mais do que eu previa), mas já começo a notar a idade nos jogos.

A config que eu tenho é:
    - i7 920 (stock)
    - Asus P6T SE
    - ATI 5850
    - 3x2 GB DDR 1333 Team Elite
    - 1 SSD Samsung 850 Evo 256gb (SO e um ou outro jogo) + 1 WD Caviar Black 2tb (jogos e programas) + 1 WD Caviar Black 1tb
    - Corsair TX-650
    - Xonar DG

A única alteração que fiz até agora relacionada com performance foi a adição de um SSD para o sistema operativo (e outro Caviar Black para ter mais espaço para jogos e programas).

O que estou a pensar fazer desta vez é:
    - Trocar a gráfica (estou a pensar numa GTX 1060 - não sei ainda se a versão de 3GB ou de 6GB)
    - Adicionar mais RAM

A minha principal dúvida está na RAM. A que eu comprei já não existe à venda em lado nenhum (e a PCDiga já nem vende RAM daquele fabricante), o que me está a deixar com a opção de procurar algo em 2ª mão (o que queria evitar) ou adicionar RAM de outro fabricante. Posso vir a ter algum problema de compatibilidade com isso? Queria manter na mesma o triple channel, pelo que estava a pensar juntar 3x2gb (ficando com 12gb). Outra alternativa passa por juntar 3x4gb mas aqui, para além de outro fabricante, seriam módulos com tamanho diferente dos que já tenho... alguém já experimentou isso? Teve problemas?

Quanto à gráfica, penso que não devo ter problemas em termos de compatibilidade com a board (só é PCI-E 2x, mas o impacto a nível de performance deve ser baixo), e a fonte de alimentação também deve ser suficiente.
    Última edição: 6 Janeiro 2017
  2. Relax

Relax Membro PCDIGA

Registo:
    6 Fevereiro 2016
    Likes Recebidos:
    377
    Localidade:
    Arouca
    Que eu saiba a PCDiga não tem RAMS de 3GB :/
  3. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Ooops. Queria escrever 3x2gb e troquei as teclas.
  4. Tiago Pequito

Tiago Pequito Membro PCDIGA

Registo:
    22 Julho 2015
    Likes Recebidos:
    3,212
    Localidade:
    Lisboa
  5. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Para gráfica, estava a pensar numa destas:
    https://www.pcdiga.com/graficas-nvidia/msi-geforce-gtx-1060-armor-3g-v1
    https://www.pcdiga.com/graficas-nvidia/msi-geforce-gtx-1060-armor-6g-v1

Como tenho o PC ligado à TV, dá-me mais jeito a opção 2 HDMI/2 DP que o 1 HDMI/3 DP.

RAM ainda não pensei muito. A minha preocupação principal com essas Kingston é se vou ter problemas ao misturar RAMs tão diferentes em relação às que tenho agora (a tal dúvida de 3x2+3x4 poder dar problemas/limitações de performance ou não).
  6. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,354
    entre marcas elas não vão andar as cabeçadas nem nada disso. a unica coisa que tens que ter em atençao é a voltagem da ram que deve ser igual...por norma são 1.5V e os timings serem o mais aproximado possivel. por norma parecem qualquer coisa como isto: 9-9-9-24. fora isso não vais ter problemas
  7. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    1,659
  8. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    As que tenho agora, se não me engano, são 9-9-9-24, 1.5V.

Uma hipótese é comprar a 3x4gb e depois arriscar para ver se funcionam em conjunto com as que tenho... melhor das hipóteses, fico com 18gb, pior dos casos fico só com os 12gb da nova. Essas Crucial parecem uma escolha interessante. Comprar 3x2gb ia ficar mais barato, mas... está mesmo complicado encontrar outro kit igual.
  9. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    1,659
    Vais ter mais performance com 1600 mas se juntares a 1333, só vai funcionar a 1333.
    OC no cpu não será má ideia também, espremer mais performance pois 7 anos é muito tempo.
  10. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    O ideal seria ter mais RAM e mais performance, mas tendo de optar... se funcionarem em conjunto, entre os 277 Mhz a mais e os 6 gb a mais, penso que os 6 gb farão mais diferença. Mas fica sempre em aberto a possibilidade de um derradeiro upgrade de 3x4gb mais à frente, para equalizar tudo (pensei em ir já para os 24gb, mas... acho que é overkill, penso que não justifica os €75 euros).
  11. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,354
    não sei se precisas. eu tenho 32gb e só uso mais que 16 quando estou a fazer trabalho um pouco mais pesado. por norma mesmo a jogar não passa dos 10/11gb com dezenas de tabs no chrome abertas mais spotify e um programa ou jogo em paralelo
  12. jcalmeida

jcalmeida Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Abril 2006
    Likes Recebidos:
    210
    Localidade:
    Santa Maria da Feira, Aveiro
    isso era um kit 3x4GB e uma 1060 6Gb e tava no ponto
    rams como disses-te só mesmo usadas, pelo olx deves conseguir disso, mas se calhar 2 kits de 3x2gb
  13. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Ainda vou fazer mais umas pesquisas, mas à partida vou optar por este upgrade:
    - GTX 1060 Armor 6GB (vou para a Armor por causa das duas entradas HDMI)
    - 3x4gb Crucial Ballistic 1600

A RAM é o tal plano de tentar correr estes 12gb em conjunto com os 6gb que já tenho. Se não der problemas, fico com 18... se der, 12 sempre é o dobro do que tenho agora, pelo que a performance deve melhorar na mesma. CPU para já não devo mexer, depende de como correrem as coisas pós-upgrade.
  14. jcalmeida

jcalmeida Veterano PCDIGA

Registo:
    7 Abril 2006
    Likes Recebidos:
    210
    Localidade:
    Santa Maria da Feira, Aveiro
    com 12gb ja corres bem os jogos da atualidade
  15. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Já agora, entre a Armor V1 e a Armor OC... a OC compensa os €30 a mais ou a diferença é mínima?
  16. euonline

euonline Veterano PCDIGA

Registo:
    20 Novembro 2005
    Likes Recebidos:
    3
    Localidade:
    Planeta Terra
    Penso que se fizesse também OC ao CPU a uns 3800mhz já sentias uma diferença interessante, uma vez que os i7 920 CPUs geralmente chegam a estes números facilmente.
    Digo isso pois tive uma situação semelhante com um Xeon W3540 e quando meti um GTX970 já notava-se bem a diferença na fluência dos jogos principalmente tendo o CPU em OC. Notando-se principalmente em minimum FPS.
  17. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Vou manter essa hipótese em aberto, mas à partida irei experimentar uns tempos sem OC.

A minha dúvida no OC é que irá implicar cooler novo (possivelmente mais uns 30 euros) e sem resultados garantidos... dependendo do preço, não sei se não será de pensar num upgrade de CPU (um X5650 se encontrar a bom preço, por exemplo).
  18. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    1,659
    Vais comprar um cpu com mais cache(não vale a pena), o que interessa são clocks por isso é que te dizem para fazer OC, aumentar os mins/maxs nos fps.
    Deve haver centenas de tutoriais sobre o 920.
  19. pamaro

pamaro Membro

Registo:
    9 Outubro 2006
    Likes Recebidos:
    0
    Possível alteração nos planos enquanto esperava que as GTX 1060 baixassem um pouco de preço... comecei a ponderar a RX 480. Não sou grande fã da AMD devido aos problemas de drivers que tive com a minha actual 5850, mas... à medida que vou espreitando reviews mais recentes, a 480 parece começar a deixar a 1060 para trás.

Alguma sugestão de quem teve a mesma dúvida? Mais vale trocar para a 480 ou é preferível manter o plano original e ir para uma 1060?
  20. fakemeta

fakemeta Membro PCDIGA Membro

Registo:
    17 Julho 2015
    Likes Recebidos:
    124
    Eu tive a mesma dúvida que tu e fui para uma RX-480 de 4GB. A alternativa seria uma 1060 de 3GB.
    No meu computador principal tenho uma 1070. Como tenho duas placas recentes da AMD/Nvidia posso dar-te a minha opinião em relação aos drivers: neste momento é completamente irrelevante teres AMD ou Nvidia. Felizmente as duas marcas já se comportam bem.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)