DDR4 Speed Impact in Gaming ...

Discussão em 'Overclock' iniciada por VoRtaN_MaDgE, 19 Janeiro 2017.

1. VoRtaN_MaDgE

VoRtaN_MaDgE Staff PCDIGA

Registo:
    10 Dezembro 2003
    Likes Recebidos:
    4
    Sistema da sig
    o que interessa:
    7700K@5GHZ

GTX1080 stock propositadamente
    2x8GB TRIDENT Z 3200 CAS16

Jogo - Hitman 2016
    Settings, sorry este lcd não é FHD mas dá para o que quero mostrar do teste
    Tudo no máximo exceto supersampling (stock), depois explico...
    Vsync desligado para não limitar, sempre em todos os testes!!

Agora aqui a parte interessante...afinal a velocidade das memórias afetam o desempenho ingame (FPS) ou não???
    Não e Sim :D

Testei DDR4 2133MHZ (DDR4 Jedec), 3200MHZ (stock) e 3600MHZ (OC)
    Desculpem a qualidade das fotos mas foi com tlm sem flash low bat :D
    Mesmo local do mapa, personagem quieto, exatamente no mesmo momento.

DDR4 @2133 - 138FPS

DDR4 @3200 - 180FPS

DDR4 @3600 - 194FPS

Já tá tudo a colocar DDR4 4000MHZ no carrinho de compras ??? :D

Calma....

DDR4 @2133 - 74FPS

DDR4 @3600 - 74FPS

Para onde foram os FPS?? Exatamente os mesmos FPS com DDR4 a 2133 e 3600 !!!!
    Ativando o supersampling faz todaaaaaaa a diferençaaaaaaaaaaaa !!!!!!!

Neste cenário estamos a colocar toda a carga em cima da gráfica, pois a gráfica está a renderizar a imagem a uma resolução muito superior á que o lcd nativamente suporta, tendo ainda, depois, que a redimensionar para a resolução nativa.
    Com tamanha carga gráfica não existe bandwith que o valha, seja lá que sistema tenham...
    Obviamente que testando com SLI poderá ainda fazer diferença a largura de banda extra, mas lá está ,para o comum dos mortais, fica ao critério de cada um se valerá a diferença de ao comprar, comprar ram mais rápida ou não....
    Eu pessoalmente acho o supersampling completamente overkill... mas é a minha opinião!!!

Para finalizar e porque me esqueci... esta diferença de desempenho ...se um i5 + ddr4 2400 faz por exemplo 150fps, e um i7 na mesma aplicação com mem a 3200Mhz faz 200Fps, vale a pena ?? Se calhar não... Mas se a diferença for entre fazer 50 ou 80 FPS aí faz E BEM, cabe a cada um ver o seu sistema e que settings usa, para decidir se o investimento global vale ou não o dinheiro extra por cpu acima e mem mais rápidas.

little semi offtopic
    damm you mem's, não fazem boot a 4000 para testar :D, só a 39xx MHZ .... a 3866 ainda fiz o teste perfeitamente mas não estava a prestar atenção e não me recordo do resultado hehe...
    ....a largura de banda no aida a 39xx :woot:

Penso que o sweet spot tendo em conta o que se gasta nas mem's será algo entre 3000Mhz e 3600Mhz...e digo "algo" porque as memórias como é sabido oscilam muito de preço e repentinamente por vezes, logo é uma questão de se analisar quando se for comprar o preço ....chegamos depois a uma velocidade que a diferença de fps é minima e pura e simplesmente não compensa....

btw lembrei-me agora e fazendo as contas muito rapidamente...
    a quem diga que fazer oc para gaming não compensa como já muita vez ouvi, dependendo dos settings claro, mas neste caso especifico, de cpu + ram + vga tudo stock para cpu + ram + vga tudo oc, saca-se + de 100fps de diferença :hungry: ...na boa ...e a ser simpático!

urui, PSS-PT e rluckystrike gostaram disto.
  2. Prelim

Prelim fartinho de PCs... Veterano PCDIGA

Registo:
    6 Janeiro 2005
    Likes Recebidos:
    309
    Localidade:
    Caldas da Rainha / Lisboa
    não percebi bem, os ~200fps e 74fps é com supersampling ligado? nos 200fps tá em stock e no outro tá em quê? (não vejo a opção de supersampling na janela de opções inicial)

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)