Rede wifi

Discussão em 'Redes e Internet' iniciada por mrk_ribas13, 1 Março 2018.

1. mrk_ribas13

mrk_ribas13 Membro PCDIGA

Registo:
    13 Maio 2009
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Penafiel
    Boas tarde caros PCDiguianos,

Vou mudar de casa e para onde vou morar, existe 1 casa com 2 pisos e uns anexos (3 casas independentes).
    Eu irei ficar no piso debaixo (casa independente), os meus sogros no piso de cima (casa independente) e o meu cunhado nos anexos (casa independente).
    No piso de cima tem um serviço contratado à MEO de ADSL 24MB (inexistentes, claro..) e no piso debaixo e anexos não tem nada. Com a remodelação da habitação, consegui passar um cabo UTP até ao router com cerca de 20mts. Agora, eu queria garantir uma boa rede de Wifi no local para onde vou morar e tentar colocar também nos anexos.
    Como as redes e internet não são muito a minha praia, venho pedir conselhos sobre o que meter/construir a minha rede wifi...
    Deverei meter um Repartidor? Um Acess Point? Um Range Extender? Quais as diferenças?
    Se fossem vocês, o que fariam/colocariam?
    Se pudermos usufruir todos e pagar menos/dividir despesas, melhor...

Cumprimentos
  2. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,454
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Boas!
    Supondo que essencialmente tu vais ser quem usa mais a net dedicava um router para o teu piso, no resto metia APs.
    Como são casas independentes julgo que não consigas ligar powerlines duma casa para a outra, senão isso seria o ideal. Ficas sempre com a opção de fazer um buraco de forma a conseguires passar um cabo de uma casa para outra (coisa à técnicos br da meo), a evitar seria usares o sinal wifi para repetir para as outras casas (bastante instável).
    Para ti, deixava este router https://www.pcdiga.com/router-asus-ac750-rt-ac53 (45,90€) ou o Xiaomi Mi Router 3G
    Nas outras divisões ficavam estes a funcionar como AP https://www.pcdiga.com/router-asus-rt-n12-d1-90-ig10002mb0-3pa0 (26,90€) com SSID diferentes para dar privacidade a cada uma das casas.
    Acho que o que te disse aqui é um bocado vago, não faço ideia das distâncias entre as casas, se são antigas ou novas (influencia na dificuldade para o sinal passar pelas paredes/placas), se tens fibra quase a chegar aí (a meo anda mesmo a investir forte nisso, tudo o que ardeu/ficou danificado passou para fibra) e se vale a pena comprar os equipamentos a pensar nisso,...
    Poderem podem usufruir todos pagando apenas 1 serviço, mas 24mbps é limitado (para além de incerto). Se tiveres 2 boxes ficas com menos 4mbps úteis e depois se alguém se lembra de começar a sacar ou fazer upload vai deixar o resto irritado e a arder na velocidade.
    mrk_ribas13 gostou disto.

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)