1. Atenção: Nesta secção não é permitido demover utilizadores de comprar material novo para comprar usado!

DESKTOPS E OUTROS

Discussão em 'Ajuda/Configurações PCDIGA - Desktops' iniciada por Lunha, 14 Abril 2018.

1. Lunha

Lunha Membro

Registo:
    14 Abril 2018
    Likes Recebidos:
    0
    Boa noite a todos! Tenho um armazém/loja como negócio de família e como o negócio está a crescer, estamos a renovar a tecnologia. O armazém é da nossa empresa, onde vendemos/reparamos equipamentos e dispositivos elétricos, equipamentos e dispositivos eletrónicos, alguns informáticos, instalamos/fazemos manutenção a esse tipo de equipamentos também, desde comandos de televisão a carros (mais na parte elétrica e eletrónica). Antes de avançar para o primeiro problema, é importante saber que temos um WMS adaptada ao nosso armazém/à empresa. Então, aqui nasce o primeiro problema:

__ Estamos a aumentar imenso o tamanho do armazém, pois cada vez precisamos de mais stock e temos mais equipamentos e dispositivos para venda também. Vamos montar um sistema de vigilância que será visualizado por um segurança num gabinete, que estará ligado noite e dia. Durante o dia, no interior e no exterior, durante a noite apenas no exterior. Essas câmaras gravarão essas imagens e enviarão para um computador/servidor. No exterior, serão 16 câmeras, no interior, muitas mais. A minha questão é: uns quantos switchs, cabos a passar pelo teto/parede a ligar as câmeras ao switch respetivo e depois ligar esses switch a um servidor de armazenamento resolveria o problema e permitia aos seguranças visualizarem as imagens em streaming? A qualidade de imagem não é muito relevante, mas seria importante ser em HD. As câmaras internas e externas, em princípio, serão estas D-Link Câmara Vigilância Outdoor Mini Dome . Temos os servidores do armazém, onde está alojada a base de dados da empresa e o website. Temos também lá um servidor de armazenamento, podia ligar as câmeras lá com mais uns switch e depois ligar a um computador para transmitir a imagem como se fosse stream? Para switchs, pensei neste aqui (x3) Switch DLinkgo Gigabit 24 Portas 10/100/1000Mbps (não consegui colocar o link, mas tem lá no site da PCDiga) e ficaria mais barato do que comprar um de 48 e outro de 24. Conseguiria montar o sistema assim a níveis informáticos? A nível de eletrónica/telecomunicações, que é a minha área, funcionaria.
    P.S.: Se tiverem outras sugestões de equipamentos, são bem-vindas.

Agora vamos para o problema seguinte.

__ Temos um balcão de atendimento, onde estarão três computadores. Esses computadores estarão ligados à net por Ethernet e é muito importante o sistema de multi-tarefa. Esses computadores também serão ligados a alguns programas que percorrem a base de dados. Ou seja, se for necessário ver se temos um artigo no armazém, ele tem que percorrer a base de dados, se existe stock, se não existe, ele percorre outra base de dados que vê quando vai chegar, se vai chegar e em que quantidade vai chegar. Vão percorrer bases de dados de clientes, de funcionários, encomendas, marcações, enfim, uma base de dados enorme, com milhares de dados. Para além disso, deve ser possível mandar emails através do email de funcionário da empresa, fazer algumas pesquisas na internet, poder responder a perguntas no facebook, linkedin, emails. Tirando a parte do utilizador, o computador também terá um sistema de faturação, Sage One. Trabalhamos com o Windows 7, Microsoft Office e um anti-virus, que estamos a pensar sobre o Karsperky ou Norton e convém serem licenças vitalícias (que pelo que estive a ver no site, não há), para a defesa individual dos computadores, já que estão ligados à internet, embora haja um servidor DNS e um sistema proxy que impeça os funcionários de fazerem downloads fora dos locais que nós queremos, etc, etc. Estes computadores estão ligados a uma impressora, mais concretamente, uma semelhante, se não igual, a essa https://www.pcdiga.com/impressora-multifuncoes-xerox-laser-mono-workcentre-3335-a4-33ppm . Apesar de eu ter alguns conhecimentos de hardware, e o meu irmão estar relacionado à informática, decidimos pedir uma terceira opinião a pessoas que estão inteiramente ligadas a este mundo de setups. Que setup sugerem para estes computadores? Convém ser tudo igual, vou deixar aqui o questionário preenchido.

1. Qual o orçamento disponível?
    O que for necessário para o desejado.
    2. Quando vais comprar o computador? *
    Assim que o setup estiver decidido.

3. Que tipo de computador se trata?
    a. Desktop.

4. Qual a finalidade da máquina?
    2. Trabalho, já dito no texto acima.
    5. Dentro de quanto tempo pretendes atualizar a máquina?
    Não pretendemos atualizar as máquinas a não ser que haja algum problema a nível de hardware.

6. Queres manter algum componentes que já tenhas?
    Não.

7. Tens preferência por alguma marca ou fabricante?
    Para esta situação, não.

8. Vais fazer ou pretendes fazer Overclock (OC) no futuro? **
    Não.

9. Vais pedir a montagem profissional e testes da PCDIGA? ***
    Não.

10. Precisas de Sistema Operativo?
    a. Sim. https://www.pcdiga.com/microsoft-windows-7-pro-sp1-64-bit-pt-dvd-oem-fqc-08698
    11. Tens alguma configuração em mente?

__ Não sei até que ponto um Pentium Coffee Lake não fazia o trabalho desse i3 (também era só mudar o processador no caso, acho que a board serve, desde que tenha Ethernet, que tem). Eu realmente queria aproveitar a arquitetura Coffee Lake. Essa caixa suporta drive ótica?

__ Não sei até que ponto um processador de gama mais baixa não faria o trabalho (não conheço bem a gama AMD, mas sei que está em alta este ano).

19. Precisas de alguma porta ou comunicação especial?
    Ethernet.
    20. O orçamento inclui periféricos?
    a. Monitor (Acima dos 21.5'')
    b. Teclado (Normal)
    c. Rato (Com)
    P.S.: Ainda existem algumas perguntas mais, mas essas colocarei depois para não ficar um tópico muito confuso.
    P.S.2: Estes computadores serão usado por pessoas que sabem mexer razoavelmente bem num computador, ou seja, um pouco acima do nível de utilizador regular.
    P.S.3: Perdoem algum erro, mas a minha área é mais eletrónica e telecomunicações. Quem devia estar a fazer isto era o meu irmão, que é das informatics, mas a preguiça esta tudo. lol

Cumprimentos e agradeço a ajuda breve.
    Última edição: 15 Abril 2018
  2. Lunha

Lunha Membro

Registo:
    14 Abril 2018
    Likes Recebidos:
    0
    Boa noite, conseguem-me ajudar?

Cumprimentos.
  3. RúbenSilva

RúbenSilva Membro PCDIGA Membro

Registo:
    2 Agosto 2017
    Likes Recebidos:
    42
    Boas, enquanto ninguém o ajuda poderia falar com a pcdiga empresas se não conseguir resposta, continue a cá vir
  4. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,653
    o que te posso dizer é que essas configurações dão para o que queres, mas esquece o windows 7. alem de não ser suportado pelo hardware mais recente, dá uma serie de problemas e erros com hardware recente. a microsoft também já não trabalha nele, por isso se tiveres um erro critico, não vais conseguir resolve-lo e vais ter mesmo que instalar o windows 10
  5. RúbenSilva

Registo:
    2 Agosto 2017
    Likes Recebidos:
    42
    Se não me engano existe um Windows exclusivo para empresas onde podes usar a mesma key em vários pc
  6. luisninja112

luisninja112 Membro PCDIGA Membro

Registo:
    21 Janeiro 2018
    Likes Recebidos:
    127
  7. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,382
    Deves ter que usar um software pa usar as câmaras.

Quanto aos 3 pcs eles vão procurar a uma base de dados que tá no servidor certo?
    Se sim, a velocidade tem mais a ver com o servidor em si do que com os pcs em questão.
  8. Lunha

Lunha Membro

Registo:
    14 Abril 2018
    Likes Recebidos:
    0
    Eu já falei com a PCDiga empresas antes de cá vir, eles ajudaram-me, como é óbvio, mas gosto sempre de ter mais que uma opinião.

Imagino que sim. Após conversar com o meu pai e o meu irmão, decidimos mudar a ideologia. Íamos manter o Windows 7 porque era o sistema operativo que usávamos antes da mudança, mas se estamos a melhorar, acho que também temos que melhorar isso. Vamos comprar então o W10 Pro, um pack da Microsoft que dá para 5 computadores. Obrigado pela ajuda e por fazeres ver esse ponto de vista.

Como disse já em resposta ao post de cima, é o que vamos fazer. Obrigado!

A parte de software das câmeras não é o verdadeiro problema, porque essa parte temos quem saiba configurar. O problema é se com aquela linha de pensamento sobre a montagem física dava para fazer o que queria. Achas que dá?

Sim, eles vão procurar em bases de dados que estão em servidores. Essa parte aí eu já não sei, mas achas que os Pentium Coffee Lake faziam bem o trabalho no lugar do i3?
    Última edição: 17 Abril 2018
  9. RúbenSilva

Registo:
    2 Agosto 2017
    Likes Recebidos:
    42
    um g4560 ou um i3 8100 chegam e sobra, não sei para que serviria o i7, eu acho que seria muito mal desperdiçado, minha opinião
    NoobTuga gostou disto.
  10. Lunha

Lunha Membro

Registo:
    14 Abril 2018
    Likes Recebidos:
    0
    É i3 que queria dizer não i7, já editei lá. Eu queria aproveitar a arquitetura Coffee Lake, daí estar a perguntar se os Pentium dessa arquitetura faziam bem o trabalho.
  11. RúbenSilva

Registo:
    2 Agosto 2017
    Likes Recebidos:
    42
  12. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,454
    Localidade:
    Arredores de Lisboa

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)