Intel – 9ª Geração de processadores ‘Core’ já foi confirmada!

Discussão em 'Tecnologia & Novidades Hardware' iniciada por costa, 3 Julho 2018.

  1. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    [​IMG]
    A nona geração de processadores ‘Intel Core’ está prestes a chegar ao mercado, confirmado pelos próprios documentos oficiais da empresa.

    Esta geração de processadores Intel Core i3/i5/i7/i9-9XXX irá ser mais uma actualização do que um lançamento propriamente dito, visto que todos os modelos são baseados na arquitectura ‘Coffee Lake’ já existente no mercado desde 2017.
    Há alguns dias já mostrámos a nomenclatura dos novos processadores, mas hoje, a Intel revelou mais alguns nomes! Esta nova geração irá ser lançada ainda este verão, com uma linha que começa na clássica ‘entrada de gama’ i3, indo até ao topo de gama com os processadores i9.

    Um total de sete processadores foram revelados nos documentos oficiais, cinco dos quais pertencem à família Core i5, enquanto que apenas dois se irão juntar à gama i3.

    [​IMG]

    A lista inclui:
    • Core i5-9600K
    • Core i5-9600
    • Core i5-9500
    • Core i5-9400
    • Core i5-9400T
    • Core i3-9100
    • Core i3-9000
    Todos os processadores ‘i5’ possuem 6 núcleos de processamento, enquanto que todas as versões i3 apenas possuem 4.

    No entanto, o que é mais interessante neste lançamento, é que esta nova linha de processadores está listada por baixo do nome de código da oitava geração. Em suma, confirmando que estes novos chips usam a refinada arquitectura Coffee Lake-S.

    Dentro dos quais se encontram os ‘topo-de-gama’ da Intel:
    • Intel Core i9-9900K
    • Intel Core i7-9700K
    • Intel Core i5-9600K
    As especificações finais ainda não são conhecidas, mas é óbvio que o processador de oito núcleos i9-9900K é uma resposta à AMD, que já conta com processadores deste tipo desde o ano passado.

    Porém, a Intel oferece agora uma alternativa provavelmente bastante mais potente, em relação ao Ryzen 7 2700X que é actualmente o rei da linha de processadores da AMD.

    Entretanto, o Core i7-8700K tem sido o rei do mercado de gaming desde que saiu há mais de 10 meses! Continuando o seu domínio apesar do lançamento da nova geração Ryzen 2.

    Fonte

    https://www.leak.pt/intel-9a-geracao-core-confirmada/
  2. ricardomargarid

    ricardomargarid Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    12 Setembro 2011
    Mensagens:
    1,066
    Likes Recebidos:
    267
    Localidade:
    Pombal
    Se a Intel inovasse finalmente e conseguisse resolver os problemas de yield a nm mais reduzidos. Assim é só mais do mesmo, rebrands e um hzs a mais.
    Pode ser que a jogada da AMD meta algum pressão no mercado mas duvido porque ainda há muito fanboy que ficou desde as falcatruas da Intel
    costa gostou disto.
  3. reiszink

    reiszink Veterano PCDIGA

    Registo:
    30 Maio 2008
    Mensagens:
    3,104
    Likes Recebidos:
    824
    Só em 2019, com os 10nm da Intel e 7nm da TSMC, é que podemos e devemos esperar melhorias significativas, sejam na Intel como na AMD!
    Até lá, são apenas afinações ligeiras e mais clock, tal como a AMD fez nos Zen+ e a Intel vai fazer na série 9.
    Última edição: 3 Julho 2018
  4. gwfan

    gwfan Veterano PCDIGA

    Registo:
    29 Janeiro 2013
    Mensagens:
    5,469
    Likes Recebidos:
    1,642
    clock por clock a intel tem conseguido ser sempre superior. fazem um refinement e metem-lhe mais 2 cores, e tomam a coroa novamente. nem têm que se esforçar muito.
    quero ver é como é que eles vão gerir a questão do calor, porque meter um octa core a 5ghz ou mais como se mete o 8700k vai gerar bastante mais calor. pode ser que comecem a apostar em pasta termica em condições em vez de pasta de dentes
    costa gostou disto.
  5. Zé Manel

    Zé Manel Membro PCDIGA

    Registo:
    30 Junho 2016
    Mensagens:
    308
    Likes Recebidos:
    122
    Eu acho que serão quase obrigados a mudar aquela pasta térmica, a transferência de calor está mesmo a atingir o seu pico com aquela caca de pombo.
  6. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    Intel – Afinal o processador Octa-Core i9-9900K não vai existir?
    [​IMG]
    Publicado a
    5 Julho, 2018 | 30885
    Por
    Nuno Miguel Oliveira

    [​IMG]

    Nos últimos dias todos os rumores têm apontado para a introdução da gama de processadores ‘i9’ no mercado para consumidores! Isto com um processador Octa-Core Intel Core i9-9900K!

    No entanto, enquanto temos mais novidades da nona geração de CPUs Intel, não existe qualquer menção a um processador Octa-Core na 9ª geração da Intel!
    Pelo contrário, o novo documento realmente confirma um processador com 8 núcleos, mas apenas mais para o fim do ano, pertencente à 8ª e actual geração ‘Core’ ao contrário do que os rumores diziam.

    O que no fundo não tem grande interesse, pois ambas as gerações usam exatamente o mesmo processo de fabrico de 14nm++! Isto, devido às dificuldades que a empresa tem tido nos 10nm.
    Aqui temos a lista que menciona a nova gama de processadores ‘i9’, e como pode ver, estão na categoria da oitava geração em vez da nona.

    [​IMG]

    Foi o site ‘Wccftech’ que lançou a notícia em primeira mão de que os processadores de oito núcleos Intel Core i9 iriam chegar ao mercado de consumo! Contudo, se esta tabela for verdadeira, temos aqui uma contradição.


    Mas claro que esta tabela pode ser antiga! Pertencente a um planeamento feito na altura do lançamento dos Intel ‘Coffee Lake’… Ou pode até ser forjada, é impossível saber.
    Em suma, vai ser um lançamento extremamente interessante! E em qualquer que seja a geração, o processador ‘i9’ vai mesmo ser lançado no mercado. Apenas nos resta esperar para ver o que realmente vai acontecer.

    O que pensam sobre isto? Será que os novos processadores Intel Core i9 Octa-Core vão dominar o mercado? Ou será que a empresa vai cometer o erro de os lançar a um preço proibitivo?

    https://www.leak.pt/intel-afinal-o-processador-octa-core-i9-9900k-nao-vai-existir/
  7. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    Já sabemos as especificações dos novos Intel Coffee Lake-S!
    [​IMG]
    Publicado a
    4 Julho, 2018 | 45937
    Por
    Nuno Miguel Oliveira

    [​IMG]

    Mais documentos oficiais da Intel com detalhes acerca da nova geração de processadores com a arquitectura ‘Coffee Lake-S’ chegaram à Internet! Vamos ver o que mudou?


    A nova série descoberta nos documentos oficiais ainda não mostra os novos processadores de 8 núcleos e 16 threads… No entanto podemos ver o que realmente mudou a nível de especificações entre o i5-8600K e o novo i5-9600k!

    Além destes também podemos já podemos ver as especificações dos restantes processadores i5 e i3! Que são processadores hexa-core e quad-core respectivamente.

    Coffee Lake-S vs Coffee Lae = Mais ou menos 100-200 MHz a mais no Turbo Boost?
    [​IMG]

    Aparentemente a grande diferença na frequência é de mais ou menos 100/200 MHz em Turbo Boost! No entanto, mantendo o mesmo TDP da agora antiga oitava geração ‘Coffee Lake’.

    A nova linha de CPUs ainda não foi adicionada à ‘Intel Ark’! Que é considerado como uma confirmação do lançamento de um produto. É que estes novos processadores ainda só podem ser encontrados na actualização de Micro-código e na actualização de Junho de 2018 da família de processadores de oitava geração.

    Em suma, estes produtos ainda não foram oficialmente revelados/lançados! Contudo, já se encontram em documentos oficiais, por isso estão mais que confirmados!
    O processador mais interessante deste lançamento, o i9-9900K ainda não se encontra nestes documentos, mas já sabemos que deverá ser um CPU com 8 núcleos e 16 threads, para rivalizar com o Ryzen 2700X da AMD.

    Curiosamente, esta nona geração de processadores Intel Core está listada como componentes da oitava geração, o que pode ser confuso para o consumidor.

    Apesar do sucesso, a AMD ainda não apanhou a Intel!
    [​IMG]

    O último estudo acerca das quotas de mercado da AMD e da Intel, e ainda das suas receitas já foi lançado pelo maior retalhista Alemão, a ***********!

    Apesar da AMD ter feito imenso sucesso nos últimos dois meses com o lançamento dos Ryzen 2000. Parece que ainda tem de comer muita sopinha até conseguir apanhar a Intel! Que continua a dominar com uma oferta que já foi lançada há mais de 10 meses.
    Leia mais aqui.

    https://www.leak.pt/ja-sabemos-as-especificacoes-dos-novos-intel-coffee-lake-s/
  8. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    Especificações do Intel Core i9-9900K, i7-9700K e i5-9600K!
    [​IMG]
    Publicado a 24 Julho, 2018 | 31240
    PorNuno Miguel Oliveira
    [​IMG]
    As especificações da 9ª geração de processadores Intel Core chegou à Internet pela mão do ‘leaker’ Coolaler! Fonte que no passado já provou ter acesso a informação previligiada.

    De acordo com o leak, a Intel vai lançar três processadores ‘K’, que para quem não sabe, são as versões ‘entusiastas’ desbloqueadas para Overclock. Estas incluem o topo de gama de oito núcleos Core i9-9900K, bem como os hexa-core i7-9700K e i5-9600K.

    No entanto, ao contrário do que acreditávamos anteriormente, vamos ter dois processadores com oito núcleos, mas apenas um deles irá possuir Hyper Threading!
    • Intel Core i9-9900K (8 núcleos / 16 thread)
    • Intel Core i7-9700K (8 núcleos / 8 thread)
    • Intel Core i5-9600K (6 núcleos / 6 thread)
    Em suma, processadores pensados para as novas motherboards Z390, mas que também irão funcionar perfeitamente na atual topo de gama Z370.
    • (Será que a Intel está doente? Não vai obrigar os clientes a mudar de plataforma!?)
    [​IMG]
    Intel Core i9-9900K, o primeiro processador octacore com boost de 4.7GHz em todos os núcleos

    Este vai ser o primeiro processador Intel Core i9 para o mercado de consumo, similarmente também será o primeiro processador com 8 núcleos e 16 threads.

    Em termos de memória cache, conta com 16MB L3 e irá chegar ao mercado com a GPU integrada Intel UHD 620.

    Quanto às frequências, irá correr a 3.6GHz (Base), conseguindo um Boost de 5.0GHz em 1 ou 2 núcleos simultaneamente, 4.8GHz em 4 núcleos e finalmente 4.7GHz em todos os oito núcleo! Tudo isto num pacote com 95W de TDP, por isso o cooler deve ser algo impressionante.

    Intel Core i7-9700K, primeiro processador octacore i7 da empresa!
    Parece que o novo Core i7 topo de gama ira contar com oito núcleos e 8 threads! Ou seja, bastante diferente do que tínhamos visto em todos os rumores até agora, que mencionavam um chip de 6 núcleos e 12 threads.

    O novo processador irá contar com 12 MB de Cache L3, no entanto irá ter menos threads que o atual topo de gama i7-8700K! Vai ser muito interessante ver como se vão comparar nos testes.

    Em termos de frequências, irá ter uma frequência base de 3.6GHz e um Boost de 4.9GHz em apenas um núcleo, 4.7GHz em quatro núcleos e por fim 4.6GHz em todos os núcleos. O TDP é o mesmo do i9 nos 95W.

    Intel Core i5-9600K, processador de 6 núcleos e 6 threads com maiores frequências que a geração i5 passada!
    O Intel Core i5-9600K é um processador de 6 núcleos e 6 threads com 9MB de cache L3. Ou seja, muito semelhante ao atual rei da gama média da Intel, o Core i5-8600K.

    A diferença está na frequência base que agora passa para os 3.7GHz, com um Boost de 4.6GHz em apenas um núcleo, ou então 4.5GHZ em dois núcleos, 4.4 Ghz em quatro núcleos ou 4.3 GHz em 6 núcleos. Também partilha o mesmo TDP dos seus irmão, ou seja 95W.

    Conclusão
    Ainda não sabemos ao certo a data de lançamento ou o preço destes processadores! Mas certamente serão apresentados dentro de muito pouco tempo… Eu até apostaria na mesma janela de tempo do lançamento das NVIDIA GTX 11!

    Ou seja, no fim de Agosto ou início de Setembro, até porque os fabricantes de motherboards já começaram a lançar as atualizações de BIOS para a atual linha de boards Z370. Contudo, há quem diga que o lançamento será no dia 1 de Agosto!

    [​IMG]
    https://www.leak.pt/intel-i9-9900k-i7-9700k-i5-9600k/
  9. reiszink

    reiszink Veterano PCDIGA

    Registo:
    30 Maio 2008
    Mensagens:
    3,104
    Likes Recebidos:
    824
  10. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    Intel Core i9-9900K – Já existem Benchmarks na Internet!

    [​IMG]
    Publicado a 28 Julho, 2018
    PorNuno Miguel Oliveira
    [​IMG]
    O primeiro benchmark do processador Intel Core i9-9900K já apareceu na base de dados da 3DMark! Mostrando não só uma performance incrível, como também confirmando as especificações que têm aparecido em alguns leaks.

    Para quem não sabe, o Intel Core i9-9900K vai ser o processador topo de gama da nova 9ª geração Intel Core! Família de processador que está prestes a chegar ao mercado.
    Em suma, vai ser a primeira vez que a Intel vai lançar um Core i9 no mercado de consumo! Em paralelo, também vai ser a primeira vez que irá lançar um processador de 8 núcleos para este mesmo mercado.

    Dito isto, aparentemente, vamos ter um processador com a frequência base de 3.6GHz! Contudo, vai ser capaz de vários tipos de ‘Boost’, consoante o número de núcleos necessários para a tarefa.

    • 5.0GHz ‘Boost’ em operações single/dual core
    • 4.8GHz ‘Boost’ em operações quad core
    • 4.7GHz ‘Boost’ em operações hexa/octa core
    Este ‘Boost’ de 4.7GHz é a maior frequência que já vimos num processador de 8 núcleos! Tudo conseguido num chip com o TDP de 95W.
    [​IMG]

    Em termos de performance, o chip conseguiu 10.719 pontos no teste especifico de CPU! Com uma pontuação global de 9725 pontos com uma placa gráfica Gigabyte GeForce GTX 1080Ti. Tudo testado numa motherboard ASUS Z370-F STRIX Gaming, o que antes de mais nada, confirma a compatibilidade com a linha atual de boards no mercado.

    Se compararmos esta pontuação com outros processadores, vemos que o novo i9-9900K fica à frente do AMD Ryzen 7 2700X por 1500 pontos, e à frente do atual topo de gama da Intel, o i7-8700K por 2500 pontos.
    Para finalizar, quanto aos preços e datas de lançamento, ainda sabemos muito pouco… No entanto, se a Intel realmente quer competir com a AMD com o seu novo octa-core, não pode fugir muito dos preços praticados no mercado.

    Nada melhor do que esperar para ver!

    https://www.leak.pt/intel-core-i9-9900k-bench/
  11. reiszink

    reiszink Veterano PCDIGA

    Registo:
    30 Maio 2008
    Mensagens:
    3,104
    Likes Recebidos:
    824
  12. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    É este o plano de lançamentos da Intel para 2018 e 2019?
    [​IMG]
    HK.XFastest

    Um site chinês revelou aquilo que defende ser o roadmap de lançamentos de chips da Intel para este ano e para o próximo. Vêm aí mudanças nas famílias Core i9 e um reposicionamento dos Core i7, entre outras alterações.
    01.08.2018 às 17h52


    EXAME INFORMÁTICA

    O mapa que ilustra este artigo faz parte de um conjunto de slides que o HK.XFastest alega provir da própria Intel. Este site chinês mostra um roadmap onde podemos confirmar um novo chipset de topo de gama, o X390, um novo Core i9 e o reposicionamento dos Core i7.

    Este plano parece confirmar que as atualizações nos produtos não vão ser feitas do topo ao fundo do catálogo, embora não fosse provável que a Intel fosse atualizar os Core i3 e os Core i5 tão cedo depois de os ter melhorado no ano passado. O roadmap não revela o que deve acontecer à linha de chips de desktop no próximo ano: recorde-se que a intenção original era lançar chips de 10nm para o segmento móvel e versão de 14nm ++ para os desktops. Agora, sabe-se que os chips produzidos segundo o fabrico de 10 nanómetros estão atrasados e não é claro como este atraso vai afetar o lançamento dos chips de 9ª geração. O lançamento durante a CES poderá ser uma boa opção, para poder obter uma posição segura no mercado.

    Segundo o ExtremeTech, se os Kaby Lake fossem de 14nm + e os Coffee Lake de 14nm ++, os chips de nona geração seriam de 14 nm +++ e os chips a lançar em 2019 seriam de 14 nm ++++.

    Se a Intel conseguir manter a cadência no processo de fabrico de dez nanómetros, poderemos assistir a chips de 10 nm + em 2020. Há também a possibilidade de que a Intel possa aproveitar o atraso para lançar chips 10 nm e 10 nm + em simultâneo, alterando a intenção original.

    http://exameinformatica.sapo.pt/not...ano-de-lancamentos-da-Intel-para-2018-e-2019-
  13. reiszink

    reiszink Veterano PCDIGA

    Registo:
    30 Maio 2008
    Mensagens:
    3,104
    Likes Recebidos:
    824
  14. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
  15. Cpt_Crunch

    Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

    Registo:
    1 Maio 2012
    Mensagens:
    9,542
    Likes Recebidos:
    2,363
    Então mas soldar o cpu era mau...:woot:
  16. reiszink

    reiszink Veterano PCDIGA

    Registo:
    30 Maio 2008
    Mensagens:
    3,104
    Likes Recebidos:
    824
    Não me vejo a trocar de CPU tão cedo, o 5820K a 4.7Ghz está de pedra e cal.
  17. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos
    Exclusive: Gigabyte Z390 AORUS ELITE
    You were probably wondering where are the Z390 motherboards. Well, they are *almost* here. Final touches are being put: last photos are being taken, specs are being finalized and BIOSes are being polished.

    Interestingly, with Coffee Lake Refresh three brands are implementing changes to their naming schema: Gigabyte with AORUS (Elite/Xtreme etc), ASRock with Phantom Gaming (replaces Fatal1ty), and MSI have MAG, MEG series in the works.

    The Z390 Aorus Elite. It may not look that fancy, but don’t worry. The Elite series are Gigabyte’s lowest tier in full-ATX Gaming series (they replace Gaming 3 series, so the cheapest ones). Higher-quality and more appealing motherboards will occupy Pro, Master and Xtreme series.

    But it does not mean Aorus Elite is not going to sell well. This motherboard has the most standard features you would expect from a gaming motherboard. There’s M.2 heatsink, reinforced DIMM and PCIe slots, RGB lights and RGB header, 12+1 VRM phase design and preinstalled I/O shield.

    If you need more interfaces, more lighting, better-looking covers or Wi-Fi/10G support, there will be other motherboards to choose from.

    [​IMG]



    [​IMG]
    https://videocardz.com/77792/gigabytes-z390-aorus-elite-motherboard-pictured
  18. NoobTuga

    NoobTuga Membro PCDIGA

    Registo:
    14 Março 2016
    Mensagens:
    4,125
    Likes Recebidos:
    1,430
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
  19. NoobTuga

    NoobTuga Membro PCDIGA

    Registo:
    14 Março 2016
    Mensagens:
    4,125
    Likes Recebidos:
    1,430
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
  20. costa

    costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

    Registo:
    19 Janeiro 2015
    Mensagens:
    3,716
    Likes Recebidos:
    1,193
    Localidade:
    Barcelos

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)