Web Design/Web Development

Discussão em 'Multimédia e Design Gráfico' iniciada por Ricardo DIas, 13 Julho 2018.

1. Ricardo DIas

Ricardo DIas Membro

Registo:
    22 Fevereiro 2017
    Likes Recebidos:
    4
    Boa tarde. Tenho 22 anos e finalmente abri os olhos e vou começar a fazer o que gosto.
    Estou a pensar tirar Web Design e Web Development apenas porque mexo em computadores desde os meus 14 anos, embora não perceba nada de code e design, e não tenho mais nada que gosto como gosto de PC's.
    O meu objetivo é tirar um curso ( MasterD, Flag, etic, aceito sugestões) para conseguir o básico e para o papel (obviamente) e ao mesmo tempo estudar em casa no lynda.com ou totaltraining.com enquanto trabalho em part-time.
    A minha dúvida é: já eu sendo um utilizador habitual do computador, que curso devo tirar 1º de forma a ser mais eficaz para mim? Os meus planos para o futuro é fazer disto carreira e ao mesmo tempo, quem sabe, ser freelancer.
    Obrigado pela atenção.
  2. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,643
    mexer em computadores e programar são coisas completamente diferentes, cada um exige bases diferentes.
    se queres fazer disso trabalho o melhor mesmo era pensares numa universidade para aprenderes as bases. cursos como os da flag, são bons para complementar conhecimento, mas não dão tudo e são mais caros.
    https://teamtreehouse.com/
    investe um mes ou dois; também são 25$ por mes não é nada, e vê se é mesmo isso que queres fazer
  3. Griever93

Griever93 Membro PCDIGA

Registo:
    20 Maio 2014
    Likes Recebidos:
    80
    Localidade:
    Leiria / Lisboa
    Se vais para um curso desses só porque gostas de computadores não vais querer ficar lá muito tempo..

Dentro da área da informática tens muita coisa, desenvolvimento web, desenvolvimento de softwares, administração de redes, gestão de hardware (o vulgo departamento de IT das empresas).
    Do lado multimédia tens design web/design de produto, motion design, design gráfico, ux design, entre outros...

Ainda na área da informática, e que não precisas de conhecimentos tão técnicos como nas cenas que já referi, tens gestão de projetos / gestão de equipas, programação e desenho tecnico para moldes (por exemplo), e podia continuar..

Ou seja, primeiro tens de perceber o que realmente gostas e depois investir numa área. Não tentes fazer tudo, normalmente não corre bem.

Outro conselho que te dou. Não tentes ser freelancer. Pode parecer muito apetecível, mas vais-te sentir frustrado muito facilmente. Pelo menos no inicio, é muito dificil vingar como freelancer nos dias de hoje (e não acabares a trabalhar 20h por dia porque tens 3 projetos atrasados para entregar...) e há demasiada falta de bons profissionais no mercado, as empresas contratam bastante facilmente, e ganhas muito mais experiência se trabalhares com outras pessoas.
  4. Ricardo DIas

Ricardo DIas Membro

Registo:
    22 Fevereiro 2017
    Likes Recebidos:
    4
    Obrigado pelas respostas.
    Respondendo ao Griever93, o problema é mesmo esse... perceber do que nós realmente gostamos, e eu estou aqui meio que encalhado. O que eu quis dizer com "mexo em computadores" é que desde os 14 só tive essa "paixao". E sim, nada de profissional, e tenho 0 conhecimentos tanto de hardware como software.
    Agora o meu problema é mesmo, dentro de tudo o que existe no mundo da informática/multimédia, perceber o que gosto.
    Estava mais inclinado para área de design, pois sou criativo, mas não percebo nada e só experimentado é que vou saber. O problema é que um curso destes sao 3000€ :)
  5. ricardomargarid

ricardomargarid Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

Registo:
    12 Setembro 2011
    Likes Recebidos:
    268
    Localidade:
    Pombal
    Mas o que consideras mexer em computadores? Eu tenho um background parecido uma vez que comecei a 'brincar' com PCs ainda na era do MS-DOS e depois de algumas chatices aprendi a formatar, instalar software e por fim a montar o meu próprio hardware. Considero-me um entusiasta de PCs e Hardware mas nunca associaria isso a design ou multimédia.

No máximo a programação ou software development, e acho que é aí que não estou a perceber a via que pretendes seguir.
  6. Ricardo DIas

Ricardo DIas Membro

Registo:
    22 Fevereiro 2017
    Likes Recebidos:
    4
    O básico... Formatar, instalar software, coisas mesmo muito básicas.
    Fugindo aqui um pouco do tópico e peço desculpa por isto, o objetivo é descobrir o que eu gosto. E pensei logo em Informática/design... Ou seja nao percebo mesmo nada disto
  7. Griever93

Griever93 Membro PCDIGA

Registo:
    20 Maio 2014
    Likes Recebidos:
    80
    Localidade:
    Leiria / Lisboa
    Não sei de onde és, mas em Leiria tens os TESP no IPL, é um curso de 2 anos, mais baratinho do que uma licenciatura ou esses cursos de que falas.
    https://www.ipleiria.pt/cursos/course/type/tesp/

Pode ajudar-te a decidires o que queres seguir e ao mesmo tempo ter a experiência. Tens tanto ligado ao Design como à Programação...
  8. costa

costa Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

Registo:
    19 Janeiro 2015
    Likes Recebidos:
    1,200
    Localidade:
    Barcelos
    É, eu por acaso tb tenho TESP's num instituto politécnico do meu concelho https://ipca.pt/ era para entrar num para ver se conseguia depois entrar no curso de engenharia e desenvolvimento de jogos digitais com a finalidade de ser artista 3d mas não sou bom a programar nem gosto.
    Isto foi umas entrevistas que fizeram lá relacionadas com o curso

Última edição: 16 Julho 2018
  9. ricardomargarid

ricardomargarid Membro PCDIGA Veterano PCDIGA

Registo:
    12 Setembro 2011
    Likes Recebidos:
    268
    Localidade:
    Pombal
    O problema é que relacionado com computadores há muita muita coisa, até electrotécnica etc.
    costa gostou disto.
  10. gwfan

gwfan Veterano PCDIGA

Registo:
    29 Janeiro 2013
    Likes Recebidos:
    1,643
    o mal do IPL é que se te matriculares tens que pagar o ano todo do curso, mesmo que desistas a meio.
    tens na covilha o mestrado. eu conheço algumas pessoas do ipca e que lecionam lá e é um bocado chato a parte informática para quem quer so a parte artistica e vice versa. algo mais especializado tem que ser fora, pelo menos no 3D como queres

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)