Lenovo Legion Y520-15IKBN (Intel i7 7700HQ + GTX 1050Ti)

Discussão em 'Reviews/Unboxings Nacionais' iniciada por masterdarkside, 10 Setembro 2018.

1. masterdarkside

masterdarkside Membro

Registo:
    11 Junho 2017
    Likes Recebidos:
    1
    Boas,
    Desde já quero agradecer a todos que achem este review "caseiro" útil. Tenho o portátil há 8 dias, infelizmente não correu tão bem como esperava. O primeiro problema foi o SSD NVMe da Hynx que veio de origem. Dado que estava longe da loja, acabei por ter que "comprar" outro NVMe o que foi desperdício de dinheiro e mais valia esta versão nem trazer o SSD NVMe.

O problema deste NVMe são as temperaturas, mal ligava-se o equipamento ele apresentava inconsistência nas leituras onde chegava aos 80ºC sem fazer nada, leituras rondavam no "Read" 800MB/s e no "Write" 20MB/s. Leva me a crer que o SSD já veio com defeito, no entanto NÃO me podia dar ao luxo de enviar o portátil para RMA pelo qual ainda irei sugerir à loja que mande SÓ o SSD NVMe para RMA.

Características do equipamento:
    - Intel i7 7700HQ (2.8GHz até 3.8GHz ou em uso total 3.6GHz)
    - 12GB DDR4 2666MHz (8GB de 2666MHz de origem) e 4GB com 2133MHz
    - GTX 1050Ti 4GB (com overclock de 240+ Clock e 280+ nas memórias)
    - SSD NVMe Samsung 970 EVO
    - SHDD 1TB Seagate

Investimento em loja com o SSD seria os 1050€, preço base é de 829€.

Nota:
    Apesar da informação sobre a RAM ser de limite de 16GB consegui por 2x 16GB de 2666MHz a correr a esta velocidade e a ser reconhecido pelo sistema. Igualmente informo que a memória de origem (8GB) é de 2666MHz DDR4 e não 2133MHz). Recomendo o uso de 2x 8GB DDR4 2666MHz.

O Disco da Samsung 970 EVO faz leituras na ordem dos "Read" 3500MB/s e "Write" 1800MB/s e as temperaturas nunca excedem os 69ºC.

Bem, vamos falar do equipamento em si, ele é leve, construção um pouco duvidosa mas ao mesmo tempo robusta. O teclado é espectacular apesar de não ter muita intensidade na retro-iluminação é relativamente confortável! Sobre stress, o equipamento não se faz sentir quente seja qual a zona do teclado ou da palma das mãos. As temperaturas rondam sobre stress o máximo de 82/85ºC no CPU e no 62ºC no GPU. A temperatura do CPU é muito inconsistente pelo qual tanto está a 40ºC como do nada está a 55ºC em IDLE. Por isso, acho que é mesmo defeito. É raro chegar acima dos 80ºC mas se for um jogo intenso em termos de uso do CPU terão que ligar o Extreme Cooling que vem no Nerve Sense... o mesmo refresca 5-6ºC o Sistema sobre stress ou 12ºC em IDLE.

Todavia, quem procura algo que não aquece, recomendo o Lenovo face ao MSI ou ASUS.
    Vídeo do equipamento:

E agora, como se porta o PC em jogos?
    Para surpresa minha, portou se bem!

Deixo aqui alguns vídeos feito...

Em comparação com o meu antigo MSi, acho mais estável em termos de Frames do que com a GTX 1060. Em alguns casos a diferença é mediucre.
    Testei ainda Hitman e Need for Speed Payback e ambos correram com tudo em Ultra sem abusar no TXAA lindamente! Claro, pode não correr a 60 FPS mas correm sempre acima dos 40 FPS o que torna-o uma máquina excelente em termos de preço/qualidade e desempenho.

Deixo os benchmark sintéticos

E vamos ao que me deixou "mais" triste. Bateria. Eu sei, 45WH não podia esperar milagres, mas 3h 20 min a 75% de brilho com a iGPU apenas em poupança e CPU no mínimo com a correr 1080p filmes... deixa a desejar... mas não se pode ter tudo. Escusado dizer que está fora de questão jogarem com ele!

Ecrã? Excelente cores, IPS... sinceramente um upgrade face ao MSI que era um painel TN. Seja como for, só lamento que a versão Y520 não exista em 17,3" porque ainda teria um cooling melhor.

Overall de 0 a 10 dou lhe 8.5
  2. Cpt_Crunch

Cpt_Crunch Veterano PCDIGA

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,382
    Trocaste um laptop com uma 1060 por um com 1050ti?
    Nem sequer foi boa compra dado que tem um cpu KL, bem como o nvme.
  3. masterdarkside

masterdarkside Membro

Registo:
    11 Junho 2017
    Likes Recebidos:
    1
    Não troquei. Comprei foi o modelo com o i7 e GTX 1050Ti. O NVMe que trazia de origem foi... lixo... ta ali para levar a loja e tentar resolver a bem as coisas... fora disso....

Ja agora, referes que não foi boa compra por causa do CPU, desculpa mas não entendi a razão
  4. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,382
  5. masterdarkside

masterdarkside Membro

Registo:
    11 Junho 2017
    Likes Recebidos:
    1
    Por acaso tiro bom aproveito do NVMe. Tinha que o trocar lol, achas que andar com um que faz leituras de 20mb/s era solução? O Samsung faz quase 1800mb/s de leitura!
    CPU... o i7 8750? Sobreaquece e não é pouco, por 1000e levar com o GTX 1050Ti não é grande investimento, é péssimo.
    O Outro, ASUS TUF? Recomendo as pessoas fugirem dele. Péssimo, fica atrás de equipamentos com a GTX 1050Ti... sobreaquece que nem é bom...

Uma vantagem do Y520 é o arrefecimento e é algo que de muitos portáteis que ja testei é o melhor. Agora ter uma GTX 1060 com 3GB? Isso é péssima recomendação amigo.
  6. Cpt_Crunch

Registo:
    1 Maio 2012
    Likes Recebidos:
    2,382
    Boa sorte e sê feliz!

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)