Novo router

Discussão em 'Redes e Internet' iniciada por JoNp, 18 Outubro 2018.

1. JoNp

JoNp Membro

Registo:
    2 Setembro 2017
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Queluz
    Boas!
    Tenho NOS em casa , com o router 3.0 2.4GHZ e 100mb download/upload + tv + Telefone e gostaria de saber algumas coisas visto que não percebo nada de internet e redes.
    Eu estou na mesma divisão do router e modem e penso em ligar um cabo de rede do pc ao router sendo que se ligar o pc ao router da NOS , a net nos quartos vai estar fraca mesmo com a presença de um wifi extender a meio da casa e por isso penso em comprar um router AC Dualband entre os 35-40€.
    1º Se comprar um router AC dualband e depois de tudo configurado é possível ter as tais 2 redes distintas de 2.4 e 5GHZ ?
    2º Se sim , dá pra ter um pc ligado com cabo ou não ao novo router a 5GHZ (tudo na mesma divisão)e outro pc (no quarto) ligado por wifi ao router da nos ou ao novo router a 2.4 GHZ certo?
    3º É possível "substituir" o router deles por um meu ou tenho que ligar o deles ao meu?
    4º Qual o router que recomendam?

Desculpem pelas perguntas "estúpidas" é que eu realmente não percebo nada disto :)
    Obrigado pela atenção.
  2. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,454
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Boas!
    Antes de gastares dinheiro da tua carteira informa-te se podes pedir a substituição pelo Power Hub ou até mesmo conseguir mais um Powerline para expandir o WiFi deles, ficas com a net na tua casa muito mais janota.
    Não acredito que exista a relação entre ligares o teu pc por cabo e a net nos quartos por wifi estar fraca. Uma coisa não leva a outra, mas acontece sim perda de sinal, aquilo que acredito que estejas a dizer.
    Quase todos os routers configuram bandas diferentes com SSIDs diferentes, só os mesh é que acho que podem ter o mesmo SSID e a gestão da banda utilizada é feita automaticamente.
    A ligação por cabo ao router não tem nada a haver com o wifi. Agora só faço a questão, se vais comprar um router a servir de AP para teres melhor wifi vais querer continuar a usar o antigo para desempenhar essa tarefa? Fica o router novo a tratar do wifi nas 2 bandas.
    Nope, aquilo que vai acontecer é a ligação do router que comprares por bridge, precisas sempre daquele que a NOS te fornece.
    Tens o Xiaomi Mi Router 3G mais estes:
    https://www.pcdiga.com/router-asus-ac750-rt-ac53 (44,90€)
    https://www.pcdiga.com/range-extender-tp-link-ac1200-wi-fi-re305 (44,90€)
    https://www.pcdiga.com/repetidor-asus-rp-ac51-wireless-ac750-dual-band (36,90€)
  3. JoNp

JoNp Membro

Registo:
    2 Setembro 2017
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Queluz
    Em relação ao powerhub , penso que te referes a isto(?) http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx
    Pedi que fizessem a troca do meu por esse e informaram-me que só se mudasse pra tarifário com telemóvel ou que teria que comprar o router e ainda pagar instalação e deslocação dos técnicos a minha casa o que não me interessa.
    Ou seja tenho então que fazer a ligação Router Nos----Router Novo-------PC e depois de tudo feito , a partir do pc gerir as 2 bandas?
    E já agora só mais 2 perguntas de um ignorante :)
    Qual é o cabo com que tenho que fazer a ligação entre routers? Já vem com o router?
    E se ligar o pc da sala com cabo ao novo router e me ligar á rede 5GHZ e se ligar o pc do quarto por wifi á rede 2.4GHz esta perde sinal com a utilização da frequência de 5Ghz?
    E sim , referia-me a perda de sinal.
    Obrigado pela atenção.
    Última edição: 18 Outubro 2018
  4. NoobTuga

NoobTuga Membro PCDIGA

Registo:
    14 Março 2016
    Likes Recebidos:
    1,454
    Localidade:
    Arredores de Lisboa
    Yup isso mesmo.
    Os routers dos ISP atuais têm um value desgraçado. Só o MU-MIMO sozinho para conseguires algo com essa tecnologia tens de gastar 130€. Se te fizessem só pagar os 40€ da desolcação acho que valeria a pena.
    Exatamente, no router NOS apenas passariam a ficar ligados os telefones (se os usas) e o cabo para o router novo.
    As ligações são feitas com cabos RJ45, o router trás 1 mas pode não ser suficiente para as ligações que vais fazer.
    As redes wifi têm degradação do sinal com a distância, intensificado com paredes e ruído de outras redes. O facto de teres um router com 2 bandas diferentes não significa que cada uma delas passa a emitir um sinal mais fraco. Agora se morares num prédio tens bastante ruído dos teus vizinhos, aí usares a de 5GHz vai ser melhor (e baixar a de 2.4GHz para channel width de 20Mhz)
  5. JoNp

JoNp Membro

Registo:
    2 Setembro 2017
    Likes Recebidos:
    0
    Localidade:
    Queluz
    Ok muito obrigado pelas explicações!

Partilha esta Página

Users a ver o Tópico neste momento (Users: 0, Visitantes: 0)